Governo autoriza construção e reforma de várias escolas

Governo autoriza construção e reforma de várias escolas

O Secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel, autorizou, nesta semana, a construção e reformas de escolas em vários municípios do estado. Ao todo, serão construídas 11 escolas e reformados 17 centros de ensino e três bibliotecas Farol da Educação. As obras serão realizadas com recursos do Plano de Ações Articuladas (PAR) e do Tesouro Estadual.

A ação faz parte da política do Governo do Estado para elevar os índices educacionais do Maranhão, ofertando educação de qualidade aos maranhenses. Após assinatura do secretário, as autorizações serão agora publicadas no Diário Oficial, e posteriormente, serão assinadas as ordens de serviço para o início das obras de construção e reformas das escolas e bibliotecas Farol da Educação.

A construção de 11 escolas no estado é um passo importante para a consolidação de uma educação de qualidade, haja vista que essas escolas serão edificadas em São Luis e nos municípios do interior do Maranhão. Serão contemplados com a construção das escolas, os municípios de Humberto de Campos, São Vicente de Férrer, Amarante, Santana, Montes Altos, Belágua e Santa Filomena do Maranhão.

Reformas

Dentre as ações de reforma que serão realizadas pelo Governo do Estado estão 17 escolas e 3 faróis da educação, em todo o estado. Serão reformados os faróis da educação de João Lisboa, Nina Rodrigues e Eugênio Barros.

Entres os centros de ensino estão: Roberto Cunha e Olegário Tavares da Silva (Peritoró); UI Manula Costa (Buriti Bravo); UI João Alberto de Sousa e Arimathéa Cysne (Bacabal); UE Manfredo Viana (Itapecuru-Mirim); UE Antônio Corrêa (Esperantinópolis); CEE Helena Antipoff, UI Odylo Costa, Filho, UI Geraldo Melo, UI Joaquim Gomes de Sousa, UI Antônio Jorge Dino, UI Padre Antônio Vieira, Cegel, UI Rio Grande do Norte, além do prédio antigo Colégio Maristas (São Luís); reforma do muro e fachada padrão de uma escola com 06 salas de aula (São José de Ribamar) e Centro de Formação do Educador (Pinheiro). As escolas irão passar por reparos específicos atendendo às necessidades prioritárias na infraestrutura de cada unidade de ensino.

Para os gestores dessas escolas, a notícia da realização de reformas específicas é muito importante neste momento e mostra o comprometimento da Seduc em preparar locais adequadas para a prática do processo ensino-aprendizagem, além de toda a preocupação com a melhoria do ensino público que está sendo ofertado no Maranhão.

“Essa reforma só vem melhorar a qualidade do atendimento e ampliação das atividades do centro de ensino que atende alunos com deficiência intelectual. Ter a garantia da reforma e ampliação é um ganho muito grande para educação especial. Agradecemos ao Secretário pela sensibilidade em realizar essa reforma,” comemorou a Gestora Centro de Ensino de Educação Especial Helena Antipoff, Tereza Cristina Girio Maciel Bastos.

Escolas Indígenas

A educação indígena também receberá novas escolas. Serão construídos prédios escolares em quadro aldeias, localizadas nos municípios de Amarante do Maranhão e Grajaú, são elas: Buracão, Novo Funil e Nova Faveira – Terra Indígena Araribóia, (Amarante do Maranhão) e Terra Nova – Terra Indígena Bacurizinho (Grajaú).

Outra ação de destaque na educação indígena é a nova sistemática idealizada pela Seduc para distribuição da merenda escolar. Agora, os recursos são transferidos para os caixas escolares das escolas da rede estadual de ensino, que funcionam como escolas-mães. Uma comissão composta por 47 técnicos da Secretaria e lideranças indígenas compra e distribui os gêneros alimentícios em forma de cestas, conforme cardápio elaborado por uma nutricionista da supervisão de Alimentação Escolar da Seduc, aprovado em reunião do Conselho de Educação Indigenista (CEI).

A ação está beneficiando 282 escolas indígenas, localizadas nas Unidades Regionais de Educação (URE) de Zé Doca, Santa Inês, Açailândia, Imperatriz e Barra do Corda.

“Estamos trabalhando com grande afinco para garantir à sociedade maranhense um ensino público de qualidade. O caminho a ser percorrido apresenta as suas dificuldades, mas estamos contornando os imprevistos com sabedoria e focando sempre na perspectiva que temos o aparato técnico para mudar os índices educacionais do Maranhão, e iremos realizar essa nossa meta de trabalho”, afirmou o secretário João Bernardo Bringel.

Convênios Assinados

No último dia 8 deste mês, o Governo firmou vários convênios que também irão garantir a construção, reforma e ampliação de escolas no interior. O investimento, da ordem de R$ 2,6 milhões, é resultado da aprovação de emendas parlamentares para atender as demandas da educação.

Os municípios beneficiados são Anapurus, Araguanã, Carutapera, Imperatriz, Maranhãozinho, São José de Ribamar e Mata Roma - este último vai receber duas novas escolas e a reforma de uma creche.  

SEDUC

Compartilhe