A 3ª edição da Olimpíada Maranhense de Foguetes (OMAFOG) começou nessa segunda-feira (21), na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em São Luís. A competição segue nesta terça-feira (22). Participaram do evento alunos do nível 3 (do 6º ao 9ª ano) e do Ensino Médio, de escolas públicas ou particulares do Estado.
Na competição, vencem as equipes que conseguirem alcançar as maiores altitudes no lançamento dos foguetes. As peças são feitas de garrafas PET, e o lançamento acontece a partir de uma reação química (para o Ensino Médio) ou de pressão (para o Ensino Fundamental). Além dos prêmios, como troféus e medalhas, o evento disponibilizará, ainda, três vagas para acompanhar a Jornada de Foguetes, que acontecerá na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
A OMAFOG é realizada anualmente pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). É inspirada nas competições nacionais da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e tem as regras em consonância com as normas da XVII edição da MOBFOG.
Mais informações na reportagem de Laryssa Madeira, para a TV Cidade/RecordTV.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade/Record TV.
Com informações do IEMA.