A doação de órgãos é uma medida necessária para ajudar a salvar vidas. Apesar disso, a fila de espera ainda é extensa. No Maranhão, mais de mil pessoas aguardam para realizar um transplante.
Em São Luís, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), realizou 135 transplantes no primeiro semestre de 2023, sendo 119 de córnea e 19 de rim, conforme dados da Unidade de Transplantes do HUUFMA.
O Brasil bateu recorde no número de doadores efetivos de órgãos, segundo dados do Ministério da Saúde. Desde o início do ano, foram mais de 1,9 mil doadores, resultando em 4,3 mil transplantes. Segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), esse quantitativo representa aumento de 16% no número absoluto de transplantes de órgãos, quando comparado com o mesmo período de 2022, e de 20% nos últimos dez anos. Com este gancho, vamos destacar os números referentes ao tema, no Maranhão.
Mais informações na reportagem de Beatriz Pereira, para a TV Cidade/RecordTV.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade/RecordTV.