Iniciada capacitação da última turma de guardadores de veículos em São Luís

Iniciada capacitação da última turma de guardadores de veículos em São Luís

Promovido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), em parceria com diversos órgãos públicos estaduais e municipais, teve início, na manhã desta quarta-feira (21), no Auditório Delegado Leofredo Ramos, na sede da SSP, no Outeiro da Cruz, em São Luís, a capacitação da última turma do Projeto Guardador Legal. O treinamento é desenvolvido pela Superintendência de Polícia Civil da Capital.

Nesta etapa, estão sendo capacitados 90 guardadores de veículos de toda a Região Metropolitana de São Luís. Com o quantitativo desta turma, somam-se mais de 350 guardadores qualificados. A ação faz parte do processo de regularização do exercício da profissão na capital maranhense.

“Esta ação representa o poder público agindo para o bem da sociedade. Estamos fechando mais uma turma. Na próxima fase vamos providenciar o uniforme, crachá e boné para que todos possam desenvolver sua função devidamente padronizados”, explicou o superintendente de Polícia Civil da Capital, delegado Sebastião Uchôa.

 

Fiscalização

Segundo o superintendente, várias operações serão deflagradas em conjunto com a Blitz Urbana já na próxima semana para verificar a permanência de guardadores não padronizados nas vias de São Luís. Caso seja encontrado algum guardador exercendo a profissão sem o registro profissional, será notificado e na persistência de ainda exercer a função, será encaminhado à delegacia.

O exercício legal da profissão de guardadores e lavadores autônomos de veículos automotores foi estabelecido pela Lei Federal nº 6.242, de 23 de setembro de 1975.

 

Regularização

A regularização seguiu três etapas. Na primeira, os guardadores de veículos se cadastraram no Sindicato dos Lavadores, Manobristas e Guardadores do Estado do Maranhão, órgão que representa a categoria.

Em seguida, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) emitiu os registros profissionais de cada guardador de veículos. Após essa etapa, foi dada início à capacitação.

 

Disciplinas

O curso foi realizado em dois dias. O primeiro na quarta-feira (21), os guardadores participaram de uma palestra com o juiz auxiliar da Comarca de São Luís, Osmar Gomes que apresentou aos guardadores algumas normas jurídicas e retirou dúvidas sobre a constituição. Segundo o juiz, a qualificação é “um resgate e além de tudo uma inclusão social de cada guardador. Regularizados, cada profissional estará conquistando seu espaço dentro da sociedade. O ganho é para todos”, completou o juiz.

Já durante a tarde, o cabo Celso Salvador, do Grupamento de Emergência Médica do Corpo de Bombeiros Militar apresentou dicas sobre Primeiros Socorros e procedimentos que precisam ser tomados em casos de presenciarem acidentes ou situações de emergência. As aulas acontecem, ainda, durante esta quinta-feira (22).

Compõem ainda, as disciplinas, assuntos com temas como “Noções básicas de direito do trabalhador e Previdência Social” e “Segurança Pública: garantia de direitos e Relações interpessoais”. Temas relacionados à saúde e ao cultivo de um bom ambiente de trabalho também serão debatidos nas aulas. O curso está sendo ministrado por policiais do Corpo de Bombeiros, das Polícias Civil e Militar e técnicos da Secretaria Municipal de Criança e Assistência Social (Semcas). Outro foco das ações será impedir que crianças e adolescentes realizem este tipo de atividade.

“Os ensinamentos sempre são importantes. Agora com todos cadastrados e qualificados poderemos ter nossos direitos reconhecidos”, avaliou o presidente do Sindicato dos Lavadores, Manobristas e Guardadores do Estado do Maranhão, Francisco Moreira.

Com informações da SSP 

Compartilhe