Japonesas detonam equipe feminina de vôlei do Brasil

Japonesas detonam equipe feminina de vôlei do Brasil

O Japão venceu hoje (13) o Brasil por 3 sets a 0 (26/24, 25/19 e 25/23). Em 1h25 de partida e diante de oito mil torcedores no Hakkaido Prefectural Sports Center, em Sapporo, a equipe japonesa complicou ainda mais a situação das garotas do vôlei brazuca, já que a partida foi válida pela terceira fase da Copa do Mundo.

O time verde e amarelo acumula cinco vitórias e três derrotas no torneio e aparece na sexta colocação na classificação geral, com 12 pontos. A Itália lidera, com 23. Os Estados Unidos estão em segundo, com 21, seguidos pela China (19), Alemanha (18) e Japão (16). As três equipes mais bem classificadas garantirão vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

A atacante japonesa Saori Obata foi a maior pontuadora do confronto, com 20 pontos. Pelo lado do Brasil, Sheilla teve 13 acertos.

O treinador José Roberto Guimarães parabenizou o Japão pelo desempenho ao longo da partida. "As japonesas foram melhores no segundo e no terceiro sets. O jogo poderia ter sido mais longo se tivéssemos vencido a primeira parcial. A Saori e a Ebata tiveram grandes atuações. Não aproveitamos bem os contra-ataques e estamos sem muitas opções de troca no banco", disse Zé Roberto.

Fabi, líbero da seleção feminina de vôlei do Brasil, lembrou que ainda faltam três jogos para o término do campeonato. "Essa competição mostrou que precisamos trabalhar ainda mais para conseguir o nosso objetivo. Temos um grupo unido e vamos lutar para terminar bem o torneio", afirmou. A capitã Fabiana comentou sobre o momento da seleção brasileira na competição. Segundo ela a equipe não vive a melhor fase, apesar de ter um grupo forte. "Nós vamos conseguir superar esse momento. Também não podemos tirar os méritos das japonesas que tiveram uma boa atuação", ressaltou a central.

Amanhã (14), as brasileiras embarcarão para Tóquio, no Japão, onde disputarão a quarta fase do torneio. As atuais campeãs olímpicas terão como adversários, em sequência, Argentina, Argélia e República Dominicana. O confronto contra as rivais sul-americanas será disputado, às 7h20 (horário de Brasília), desta quarta-feira (16).

O Jogo

O Japão começou a partida com o pé direito. Com um eficiente saque, as donas da casa foram para o primeiro tempo técnico com três pontos de vantagem (8/5). O bloqueio verde e amarelo passou a funcionar e as brasileiras empataram a parcial (8/8). O set seguiu disputado ponto a ponto. Com boas largadas, as japonesas assumiram a liderança (20/18). A ponteira Paula Pequeno fez dois pontos seguidos de contra-ataque e atuais campeãs olímpicas empataram (20/20). O volume de jogo japonês prevaleceu no final e as donas da casa fecharam o set por 26/24.

O Brasil voltou melhor para a segunda parcial. Em um ponto de bloqueio de Thaisa, as brasileiras abriram três pontos (12/9). O volume de jogo japonês incomodava o time brasileiro. A vantagem verde e amarela na segunda parada técnica era de um ponto (16/15). As japonesas conseguiram dois pontos seguidos de bloqueio e fizeram (18/16). O treinador Zé Roberto inverteu o cinco e um. Entraram Tandara e Dani Lins e saíram Fabíola e Sheilla. Mesmo com as alterações as japonesas continuaram melhores no set e venceram a parcial por 25/19.

As japonesas mantiveram o bom momento no terceiro set. A levantadora Takeshita jogava com velocidade e as brasileiras tinham dificuldade de colocar a bola no chão. Com o apoio da torcida, as japonesas venceram o set por 25/23 e o jogo por 3 sets a 0.  

Compartilhe