Jovens participam de oficina de Cazumbá em Viana

Jovens participam de oficina de Cazumbá em Viana

O bumba-meu-boi está sendo o tema de uma oficina de arte, promovida pela Fundação São Sebastião e o artista plástico maranhense Claudio Costa, visando adolescentes do município de Viana, na região da Baixada Maranhense. A oficina, intitulada “Mascaras de Cazumbá”, reúne 20 jovens de 17 a 29 anos que estão aprendendo a criar máscaras de cazumbá (personagem da manifestação popular maranhense bumba-meu-boi) com o mestre de ofício e artista Abel Silva. 

O projeto venceu edital de seleção do Programa Mais Cultura, de apoio à microprojetos da Amazônia Legal, do Ministério da Cultura e Secretaria de Articulação Institucional da Presidência da República, por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Desde o dia 22 de agosto, os jovens estão participando de diversas dinâmicas na sede da Fundação São Sebastião, em Viana. Até o dia 20 deste mês, eles passam por várias etapas do aprendizado, o que inclui estudos sobre o bumba-meu-boi.

Recentemente, essa manifestação popular foi eleita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Maranhão (IPHAN) como Patrimônio Cultural do Brasil.

Compartilhe