Lideranças quilombolas terminam hoje encontro com representantes do INCRA

Lideranças quilombolas terminam hoje encontro com representantes do INCRA

Com a proposta de discutir as exigências e apontar diretrizes a fim de solucionar entraves sociais, representantes de grupos quilombolas estão desde ontem (19) em reunião com o superintendente regional do INCRA, José Inácio Rodrigues e demais diretores nacionais da entidade. O encontro deve se estender até esta hoje (20), espera-se ao término do debate que todos saiam satisfeitos ou no mínimo com suas questões parcialmente discutidas.

“Nós tivemos três reuniões simultâneas: uma trabalhando a demanda de obtenção e desocupação de propriedades com fim de reforma agrária; outra discutindo desenvolvimento de assentamento quanto a construção de casas e estradas, poços artesianos e demais encanamentos; e a terceira, que trata da regulamentação das comunidades consideradas quilombolas.”, comentou o superintendente.

- Confia vídeo da reportagem

Somente este ano os quilombolas ocuparam a sede do INCRA por três vezes. De acordo com o líder comunitário, Manoel Santana, não está descartada a possibilidade de uma nova ocupação caso as reivindicações sejam atendidas. “Nós enquanto liderança, esperamos apenas que as medidas acordadas sejam atendidas para que não ocupemos novamente a sede do órgão”, disse.

O processo de regularização das comunidades quilombolas pode demorar. O diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária, Richard Torsiano, explica em detalhes todos os procedimentos a serem feitos. “A pauta que a comunidade apresenta sobre a regulamentação dos territórios étnicos e o avanço dos 300 processos que existem aqui na superintendência regional, estão todos sendo respondidos dentro da nossa capacidade operacional”, finalizou.

 

Da Redação TV Cidade
Marcos Atahualpa Cartágenes 

Compartilhe