Mais de 90% dos brasileiros tiveram catapora quando crianças

Mais de 90% dos brasileiros tiveram catapora quando crianças

A doença típica da Primavera é altamente contagiosa, difícil de ser evitada, atinge basicamente na fase infantil e é benigna. Ela começa com uma febre e chega acompanhada de vesículas (pintas vermelhas com líquido) que se espalham pelo corpo, mais acentuadamente no tronco, abdômen, couro cabeludo e rosto. É difícil se livrar dela, porque o contágio acontece de forma relativamente simples: por gotículas que saem da boca quando se fala muito próximo da outra pessoa (saliva ou secreções respiratórias) e pelo contato com as lesões que aparecem na pele.

Seu nome é varicela, mais conhecida como catapora, e o número de casos geralmente aumentam entre o fim do inverno e começo da primavera, atingindo em sua maioria crianças de ambos os sexos e todas as idades no período escolar. Ela é muito comum nessa época do ano porque o vírus da doença encontra mais facilidade de disseminação por conta das condições climáticas. A transmissão da doença acontece por um longo período, visto que começa dois dias antes de estourar as lesões pelo corpo e vai até que elas sequem totalmente. No total, o perigo do contágio pode atingir cerca de 10 dias.

Em São Luís, de acordo com Centro de Referência de Imunobiológico Especial (CRIE) do Ministério da Saúde, somente no mês de julho foram registrados 10 casos da doença, destes, dois precisaram de internação.

Tratamento

Normalmente, a catapora é benigna, mas se a pessoa infectada estiver com baixa imunidade por conta de outras enfermidades, como câncer e diabetes, a doença pode alcançar complicações mais sérias e levar até mesmo ao óbito. O tratamento é basicamente amenizar os sintomas, como a febre e evitar complicações da doença, manter a pele limpa e as unhas aparadas para evitar as infecções secundárias de pele por conta da coceira.

A vacina preventiva pode ser aplicada após um ano de idade, mas não é distribuída gratuitamente pelos órgãos públicos. Exceto quando há um ou dois casos de catapora numa mesma escola ou creche, promove-se a vacinação de bloqueio e controle de surtos para evitar a proliferação da doença. Em situações como esta, são imunizadas crianças menores de seis anos de idade.

A catapora só acontece uma vez na vida, porém há uma patologia semelhante que aparece na fase adulta que pode ser confundida com a doença. O vírus da catapora é de uma “família” de vírus que fica latente no organismo. Quando há baixa da imunidade, um dos vírus dessa “família” se reativa e manifesta-se como herpes zoster, mais conhecido como cobreiro que ataca, geralmente, nas mesmas partes que a catapora.

 

Fonte: Saúde em Pauta

Compartilhe