Maranhão fecha participação na Feira das Américas com mais de 500 mil em negócios

Maranhão fecha participação na Feira das Américas com mais de 500 mil em negócios

A participação do Maranhão durante a realização da Feira das Américas 2011 movimentou mais de R$ 500 mil em pacotes oferecidos para os destinos turísticos São Luís, Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas. Essa é a avaliação da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

O evento, que reúne operadoras nacionais e internacionais, teve início, na quarta-feira (19) e foi encerrado na sexta-feira (21), no Rio Centro, Rio de Janeiro/RJ. Durante a programação, um estande foi montando exclusivamente para a realização de treinamentos e ações comerciais recebendo empresários de agências, operadores e a rede hoteleira dos polos São Luís, Barreirinhas e Chapada das Mesas.

Plano Maior 2020

Com o slogan “Maranhão Único”, o Plano de Turismo do Maranhão, Plano Maior 2020, lançado durante a feira pelo secretário de Turismo do Maranhão, Jura Filho, prevê em sua primeira etapa recursos na ordem de R$ 50 milhões em projetos de melhoria de urbanização, saneamento para os polos além de material e campanhas promocional para os mercados nacional e internacional.

De acordo com Jura Filho, a segunda etapa da campanha, focando na promoção e oferta dos principais destinos maranhenses, tem início previsto para maio de 2012. “Um portal também integra as ações do turismo do Maranhão. O website www.maranhaounico.com.br vai oferecer ao visitante novas possibilidades de interação e informação dos destinos do estado”, ressaltou.

Capacitação

A gestora de Turismo, Artesanato e Cultura do Sebrae, Hildenê Maia, disse que o resultado foi além do esperado e importantes negócios foram consolidados para 2012, que deve contribuir no incremento da economia já para o próximo ano.

“Tivemos aqui dois importantes motivadores e diferenciais para o êxito e crescimento do setor em médio prazo. O lançamento do plano de turismo do Maranhão e a massiva venda de São Luís como atrativo para o próximo ano quando completará 400 anos de fundação”, pontuou.

Além dos negócios reais, a gestora, ainda, avaliou como positiva a perspectiva com as capacitações e visitas técnicas, “realizamos mais de 300 capacitações voltadas exclusivamente para os agentes e operadores de viagem já com a nova campanha do “Maranhão Único”, onde apresentamos o potencial turístico do estado além de aproximadamente 800 visitas técnicas”, comemorou.

Feira das Américas 2011

No espaço institucional, totalmente moderno e sofisticado, imagens gigantescas dos atrativos do estado possibilitaram aos visitantes inserir sua foto às paisagens maranhenses, além de uma vitrine com o artesanato maranhense que também atraiu a atenção de muitos.

O carioca, Afonso Dias, elogiou a participação do estado, “o estande conseguiu nos levar a sentir o rico potencial natural, cultural que o Maranhão possui além, é claro, do charme de todas essas peças de decoração produzidas a partir da fibra da palha do buriti e cerâmica”, enfatizou o turismólogo.

Setur
 

Compartilhe