Ministério Público e Polícia Civil realizam operação em quatro estados, incluindo o Maranhão

Ministério Público e Polícia Civil realizam operação em quatro estados, incluindo o Maranhão

Às 6 horas da manhã desta terça-feira (10/7) o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o Centro de Segurança Institucional e Inteligência (CSI), ambos do Ministério Público de Goiás, e a Polícia Civil, deflagraram, com o apoio da Polícia Militar e da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (Agsep), as operações Cadeia do Crime e Guilhotina.

Foram mobilizados  540 agentes das diferentes instituições para o cumprimento do total de 108 mandados de prisão (sendo 14 de conduções coercitivas), em Goiás e mais quatro estados - Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Maranhão. De imediato, o MP solicitou o bloqueio dos bens de 39 investigados e sequestro dos valores constantes em pelo menos 34 contas bancárias.

Em menos de duas horas de operação, às 7h30, 12 pessoas já tinham sido presas ou conduzidas coercitivamente. 

As duas investigações nasceram independentes, mas o foco era o mesmo: o crime organizado envolvendo quadrilhas de roubo de veículos automotores. Para obter sucesso nas duas operações, que transcorriam autônomas, o Ministério Público e a Polícia Civil desencadearam juntos os cumprimentos de mandados de busca e apreensão, condução coercitiva e de prisão, inclusive 19 deles envolvendo detentos que cumprem pena dentro de unidades dos próprios complexos prisionais, tais como Casa de Prisão Provisória e Penitenciária Odenir Guimarães. O trabalho pode ser a maior ação conjunta do gênero contra o roubo de veículos no Brasil.

Paraguai

Os investigados estão envolvidos em pelo menos 12 crimes, tais como homicídio, falsificação de documentos, tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro, roubo, receptação e adulteração de veículos. Alguns dos envolvidos têm ramificações no Paraguai, onde veículos roubados em cidades como Goiânia movimentavam cargas de drogas. A Polícia Civil está cumprindo 55 mandados de prisão e o MP 39.

São 19 promotores de Justiça atuando. Da Polícia Civil, estão atuando 9 delegados e 362 agentes e 23 escrivães. Da PM, foram escalados 80 homens. Durante todo o dia eles transportarão os presos que forem encontrados para que sejam colhidos depoimentos no MP e também nas Delegacias Especializadas da Polícia Civil na Cidade Jardim.

                   

Alguns dados da Operação:

16 Promotores de Justiça

9 Delegados

362 Policiais civis (mais 23 escrivães)

80 Policiais Militares

30 Agentes do Grupo de Operações Penitenciarias e 20 Agentes Prisionais (Gope)

 39 mandados de prisão do MP

55 mandados de prisão da Polícia Civil

14 mandados de condução coercitiva

53 mandados de busca e apreensão

Bloqueio dos bens de 39 investigados e sequestro dos valores constantes em pelo menos 34 contas bancárias

12 tipos de crimes (no mínimo):
      homicídio,
      roubo armado,
      furto,
      receptação,
      adulteração de veículo automotor,
      falsificação de documentos,
      porte de arma de fogo,
      estelionato,
      tráfico de drogas,
      associação para o tráfico,
      formação de quadrilha
      lavagem de dinheiro 

Carros roubados: dezenas

Valores bloqueados: ainda não contabilizados

 Mais de 20.000 horas de áudio

                   

Logo no início da manhã, alguns investigados foram presos, veículos foram recuperados, foi apreendida droga, armas e computadores utilizados no esquema.

Ascom MPE-GO

 

Compartilhe