Unindo lazer, atividade física e serviços de saúde, o Governo do Maranhão realizou, neste sábado (19), o Dia D da Campanha Outubro Rosa, no Parque do Rangedor. Com o tema “Transforme o seu amor próprio em cuidado e prevenção”, a campanha alusiva à prevenção contra o câncer de mama foi realizada pelas secretarias de Estado da Saúde, da Mulher, de Cultura e Turismo.
A ação contou com a Carreta da Mulher Maranhense, que ofertou serviços de prevenção e palestras educativas sobre segurança e direitos da mulher. A atividade também contou com testes rápidos para HIV/Aids e Hepatites B e C, aferição de pressão, glicemia capilar, distribuição de preservativos e lubrificantes.
Segundo a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Carmen Belfort, o objetivo da programação é incentivar a prática do autocuidado. “Quando organizamos o Dia D, pensamos no fortalecimento de uma campanha que acontece no mundo todo. A prevenção começa quando há toque, cuidado e um olhar que a mulher precisa ter para com o próprio corpo. Portanto, este momento visa estimular a mulher ao autoexame e estar atenta para a sua saúde, onde por meio dele, poder evitar doenças, em especial o câncer de mama”, explicou.
Uma equipe composta por oito residentes e quatro tutores do Hospital de Câncer do Maranhão fez a abordagem educativa com orientação a respeito dos sinais e sintomas do câncer de mama. “Hoje temos aqui pessoas das áreas da psicologia, assistência social, enfermagem e nutrição. Durante a ação, compartilhamos com as pessoas presentes como realizar o autoexame, a importância de manter hábitos saudáveis na alimentação e também da prática de atividades físicas”, descreveu a diretora administrativa do Hospital de Câncer, Ana Flávia Lustosa.
A programação reuniu pessoas de todas as idades. Crianças, jovens e adultos participaram das aulas de fitdance e yoga, e, ainda, puderam prestigiar as apresentações culturais com o coral “Mãos que Encantam”, da Unidade Plena São Luís do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA UP-São Luís), e show do grupo As Brasileirinhas.
Sobre a doença
O câncer de mama é a doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o percentual de brasileiras acometidas de câncer chega a 29%, seguido do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano.
Os fatores para o surgimento do câncer de mama ainda são desconhecidos, mas fatores genéticos e hormonais, má alimentação e falta de atividades físicas contribuem para que ele apareça. Entre os sinais e sintomas, o aparecimento de nódulo indolor, duro e irregular em um dos seios deve ser motivo de alerta.
Além deste, edemas na pele semelhante à casca de laranja, retração cutânea, dor, inversão do mamilo, descamação ou ulceração do mamilo, secreção papilar são alguns dos sinais e sintomas para o câncer de mama. A recomendação é que à primeira alteração, a mulher procure um mastologista e fazer o exame das mamas. Se diagnosticado com antecedência a doença pode ser vencida com boa resposta ao tratamento por parte das pacientes.
Com informações do Governo do Maranhão.