Novo golpe usa nome da Netflix para roubar dados dos assinantes

Novo golpe usa nome da Netflix para roubar dados dos assinantes
Foto: divulgação/Netflix.

Um novo golpe usando o nome da Netflix está em circulação, segundo informações da empresa de segurança digital PSafe. Clientes da plataforma de streaming estão recebendo e-mails falsos alegando problemas com a forma de pagamento do serviço e exigindo que seja feita a atualização dos dados do cartão. O crime vem acontecendo no Brasil e no exterior.

Para fazer a suposta troca da forma de pagamento, a vítima acaba clicando em um link fraudulento e fornecendo informações sensíveis, que acabam sendo entregues aos criminosos. Até o momento, de acordo com Emilio Simoni, diretor da Psafe, mais de seis mil pessoas já caíram no novo golpe, que pode usar os dados privados das vítimas, como informações pessoais e de cartão de crédito, para crimes como fraude bancária.

"Na intenção de enganar clientes da empresa, os golpistas utilizam indevidamente o nome da plataforma de streaming. Eles abordam suas vítimas através de e-mails com um link malicioso, que as direciona para um site que se passa pelo site oficial da Netflix. Ao clicar nesse link, a vítima é induzida a fornecer dados pessoais e de cartão de crédito para uma suposta atualização de cadastro. Aqueles que fornecem essas informações transmitem aos golpistas seus dados sensíveis, ficando vulneráveis a fraudes bancárias", explicou Simoni.

O e-mail falso usando o nome da Netflix é elaborado, como mostra a imagem abaixo, usando um layout semelhante à identidade visual da companhia. Uma das mensagens exibidas, em inglês, diz o seguinte: "Estamos trabalhando para melhorar a Netflix. Como parte desse processo, alguns de nossos usuários estão sendo requisitados para inserir seus dados novamente! Esse processo é rápido e efetivo, então não se preocupe! Por favor insira o seu endereço de e-mail para que possamos localizar a sua conta conosco".

Para evitar cair no golpe, o ideal é que o usuário busque sempre se informar sobre a veracidade do recebeu, como verificar no site oficial ou redes sociais da empresa se há alguma informação, ou ainda entrar em contato com o atendimento ao consumidor.

Verifique sempre a URL que vem no e-mail, conferindo se há alguma relação com o site verdadeiro. É preciso ainda levar em consideração que algumas mensagens não são enviadas através do WhatsApp, por exemplo, canal que também é bastante usado para aplicar golpes de phishing. O próprio site do dfndr lab conta com um verificador de links, que analisa a URL e diz se ela é confiável ou falsa.

Fonte: Canaltech.

Compartilhe
Conteudo Relacionado