São Luís sedia abertura oficial do Dia D da Multivacinação

São Luís foi escolhida, pelo Ministério da Saúde, para sediar a abertura do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, realizada neste sábado (16).

Junto do prefeito Eduardo Braide, o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, que veio à cidade para o evento oficial de mobilização pela data, visitou um posto de imunização montado no Parque do Bom Menino, na região central da capital.

De acordo com o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, São Luís foi escolhida por ter sido destaque nacional na Campanha de Imunização contra a Covid-19, tendo imunizado completamente, até o dia 15 de outubro, 89,1% de sua população vacinável. Além disso, a capital maranhense foi a primeira a iniciar a vacinação de adolescentes com mais de 12 anos e, ainda, a ter iniciado a aplicação da terceira dose em idosos de 60 ou mais e já estar reforçando o esquema vacinal de imunossuprimidos e profissionais de saúde. 

Dentre as vacinas disponíveis nos postos durante a Campanha Nacional de Multivacinação, que segue até o dia 29, estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). 

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, reforçou o discurso do ministro, de que é preciso atualizar a caderneta de vacina de todas as crianças e adolescentes de até 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), e agradeceu a todos os profissionais de saúde da capital, que têm executado árduo trabalho para manter a cobertura vacinal local contra doenças comuns nos primeiros anos de vida, que podem deixar sequelas graves e até levar a óbito. 

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980, tendo sido efetiva "para garantirmos, cada vez mais, a erradicação e o controle de determinadas doenças", pontuou o titular da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), Arnaldo Medeiros, que compôs a comitiva do Ministério da Saúde na viagem a São Luís. 

Fonte: Prefeitura de São Luís

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado