Jaqueta mostra emojis e ajuda ciclistas a sinalizar no trânsito

ciclista
Foto: Reprodução/YouTube.

A popularização de meios alternativos de transporte vem fazendo bem para o tráfego nas grandes cidades ao redor do mundo, mas as mortes envolvendo ciclistas ainda continuam acontecendo com uma frequência muito alta — seja por imprudência, falta de comunicação, malha viária inadequada ou fatalidades mesmo. Pensando nisso, a Ford bolou uma solução: uma jaqueta com LEDs que pode exibir emojis e outros sinais nas costas do usuário.

O protótipo possui um display de LED na parte traseira, que é vinculado a um controle remoto sem fio conectado ao guidão. Um ciclista pode usá-lo para exibir ícones de “retorno”, “virar para a esquerda” ou um símbolo de “perigo”. Além disso, em vez de sair por aí xingando os outros ou mostrando o famoso “dedo do meio”, os usuários poderiam mostrar seu humor de uma forma, digamos, mais amistosa, com carinhas de “feliz”, “triste” ou “indiferente”.

Veja abaixo:

A Ford diz ter trabalhado em parceria com ciclistas e designers industriais da Designworks na que chamou de Emoji Jacket, que faz parte da campanha de segurança Compartilhe a Estrada. Por enquanto, é apenas um modelo conceitual que ainda precisa ser testado — e, possivelmente, deve receber melhorias e até mesmo outros tipos de sinais.

Portanto, ainda não há previsão de chegada ao mercado, mas, desde já, aparece como uma ideia interessante para melhorar a segurança e a convivência no trânsito. E você, o que achou da Emoji Jacket? Fala para a gente nos comentários!

Fonte: Canaltech; Engadget.

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado