São Luís: semáforos são instalados na Av. Daniel de La Touche

São Luís: iniciada instalação de semáforos na Avenida Daniel de La Touche
Foto: Biné Morais/Ag. São Luís.

A Prefeitura de São Luís iniciou nesta semana a etapa de instalação das tubulações para ligação dos conjuntos semafóricos e avança na fase de construção de drenagem superficial, com a implantação de passagens, meios-fios e sarjetas em trecho da Avenida Daniel de La Touche, na altura do bairro Cohama. No local, a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior está executando uma importante intervenção viária, ampliando a fluidez do tráfego, reordenando o trânsito, bem como realizando a urbanização das áreas de entorno, com a construção de praças, equipadas com bancos, jardins e academia ao ar livre. A ação faz parte do programa São Luís em Obras, idealizado pelo prefeito que promove centenas de frentes de trabalho em andamento pela cidade.

“Em razão dos constantes engarrafamentos, tornou-se urgente e necessário o realinhamento  do traçado da Avenida Daniel de La Touche. Além de criar uma quarta faixa, modificamos os pontos de cruzamento do trânsito, readequando a posição dos semáforos. Estamos ainda modernizando o local com construção de praças que darão mais beleza e proporcionarão mais espaço de lazer e áreas para estacionamento de veículos”, pontuou o prefeito Edivaldo lembrando que na região a Prefeitura já realizou outras intervenções como a implantação de nova sinalização na Rua do Aririzal, no ponto de encontro desta via com a Avenida Daniel de La Touche, um trecho onde havia constantes engarrafamentos..

A obra está sendo executada em cerca de 500 metros da Avenida Daniel de La Touche, na altura do Supermercado Mateus, próximo ao Elevado da Cohama, até a Rua do Aririzal, trecho onde o trânsito costuma ser mais intenso, sobretudo pelos retornos de quadra e conexões a regiões vizinhas existentes no perímetro.

Nesta semana, as equipes da Prefeitura estão trabalhando na instalação das tubulações subterrâneas que vão servir de ligação para o conjunto semafórico. São tubos, isto é, eletrodutos feitos de material plástico, leve e resistente, com aproximadamente 10 cm de diâmetro. As tubulações são interligadas por caixas de passagem, formadas por peças de concreto, completando o sistema.

Concomitantemente a este trabalho, as equipes da Prefeitura trabalham na finalização do sistema de drenagem superficial, com a instalação dos blocos de concreto do meio-fio, sarjetas, calçadas e passeios para pedestres, entre outros serviços.

CRUZAMENTO

A mudança na geometria do trânsito neste trecho vai proporcionar a criação de um cruzamento simples, duplicando o volume de tráfego para desengarrafar o trânsito, diminuindo o tempo de deslocamento dos veículos. Outra mudança será no conjunto semafórico. O equipamento atual será deslocado para um novo cruzamento que ficará à altura da Rua 24 (Rua da Caixa d’Água da Cohama).

Com a mudança, o motorista fará o retorno de quadra pela Rua Euclides Farias, passando pela Rua da Caixa d’Água para cruzar a avenida. A via de acesso ao Residencial Pinheiros para os motoristas que vem do sentido Elevado da Cohama, pela lateral do supermercado, não será alterada.

Vale lembrar que, desde o ano passado, a Prefeitura vem executando mudanças na configuração geométrica e implantação de nova sinalização na Rua do Aririzal, no ponto de encontro desta via com a Avenida Daniel de La Touche, um trecho onde havia constantes engarrafamentos.

As intervenções na Avenida Daniel de La Touche se somam às demais ações promovidas nessa via e em outras da região, como a que foi realizada na Cohab, em um outro trecho da Avenida Jerônimo de Albuquerque, nas proximidades do Supermercado Mateus e Hospital São Domingos. Outras obras que contribuiram para melhoria do trânsito na região é o Complexo Viário da Forquilha e a reestruturação viária no São Cristóvão.

PRAÇA

Como parte do projeto de ampliação e requalificação do trânsito da Avenida Daniel de La Touche, estão sendo construídas quatro praças, que irão contemplar áreas de estacionamentos, calçadão, equipamentos de ginástica, bancos e lixeiras.

A primeira praça, que também é a mais completa, está localizada entre a Rua Nove e a Avenida. Nesta semana, as equipes da Prefeitura trabalharam na concretagem do piso. No local há, ainda, outra praça em construção, de menor porte, localizada no final da Rua Nove. Outras duas estão sendo construídas entre a Avenida e a Rua Henrique Couto.

SÃO LUÍS EM OBRAS

O macroprograma São Luís em Obras foi lançado pelo prefeito Edivaldo no início de agosto de 2019 e inclui obras de infraestrutura com pavimentação, macrodrenagem, construção de pontes, reforma e construção de mercados, requalificação de espaços públicos, construção de Ecopontos, reforma de postos de saúde e de escolas, requalificação da área central da cidade, entre muitas outras ações por toda a cidade.

Por meio do São Luís em Obras, a gestão do prefeito Edivaldo já pavimentou mais de mil ruas, em cerca de 80 bairros, totalizando mais de 200 km de asfalto nos últimos 18 meses. A previsão é concluir este ano com 300 km de pavimentação. Há ainda mais de 200 frentes de serviço em andamento, sendo cerca de 100 praças com obras em andamento ou ainda em fase inicial por toda a cidade, a exemplo do que está acontecendo nos bairros Vinhais e Rio Anil, além das intervenções que estão ocorrendo em áreas do Centro, como a reforma da Fonte do Bispo e diversas outras obras em execução.

Fonte: Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado