Confira dicas de como economizar nos meses mais quentes do ano

Ao contrário de outras regiões do Brasil, o Nordeste registra altas temperaturas o ano inteiro, mas nos últimos meses do ano, o termômetro tem apresentado números mais elevados.

Desde o final de agosto, o Maranhão e o Piauí ficaram entre os estados mais quentes do país, com temperaturas entre 37°C e 39°C. Com o aumento do calor, consequentemente, há um crescimento no consumo de energia elétrica.

Nos dias mais quentes, recorrer ao ar condicionado é uma das principais formas de amenizar o efeito causado pelas altas temperaturas. Mas, para a maioria, o eletrodoméstico acaba sendo o vilão e grande causador no aumento da conta de energia.

Além do ar condicionado, outros eletrodomésticos também impactam nesse aumento. Em ambientes mais quentes, os aparelhos como geladeiras e ventiladores consomem mais energia para funcionar com boa qualidade. Além disso, a bandeira tarifária continua vermelha, o que sinaliza a importância de buscar formas de economizar.

Algumas ações podem fazer diferença na conta no fim do mês; como não dormir com a televisão ligada; acumular o maior número de roupas possível para passar tudo de uma vez, pois quando o ferro é ligado e desligado várias vezes há um grande desperdício de energia; e até mesmo pintar as paredes com cores claras ajuda na economia de energia.

“Dicas importantes podem reduzir o valor da conta como uso de lâmpadas fluorescentes ou de LED; manutenção da rede elétrica e atenção a borracha da geladeira, que não deve estar desgastada”, orientou Ricardo Lima, Líder de Serviços da Cemar. O técnico ressalta ainda que a simples prática de colocar uma garrafa com água congelada fora da geladeira, pode influenciar consideravelmente na redução da conta de energia, pois assim evitamos abrir e fechar a geladeira muitas vezes nos dias de calor intenso.

Além disso, a Cemar orienta que mesmo utilizando o ar condicionado por mais tempo é possível economizar.

Veja algumas dicas para o uso consciente do aparelho:

- Escolha um produto com “Selo Procel de Economia de Energia” e com a capacidade de acordo com o ambiente onde será usado;

- Programe o aparelho para ficar ligado por um período determinado de tempo;

- Isole o ambiente mantendo portas e janelas fechadas e diminua a incidência do sol fechando cortinas e persianas;

- Faça manutenção preventiva e mantenha o filtro sempre limpo;

- Utilize o aparelho na temperatura 23° ou 24°, que é recomendado pelos fabricantes, com menor consumo de energia.

Usar a energia elétrica de forma responsável e sustentável é a melhor forma de economia.

Com informações Cemar

Compartilhe
Conteudo Relacionado