Casarão Tech celebra dois anos funcionamento com oficinas e palestras em SL

banner CTRA
Foto: Divulgação/Ag. Maranhão.

O hub de inovação do Governo do Estado, o Casarão Tech Renato Archer, celebrará dois anos de funcionamento nesta sexta-feira (31). A partir das 15h, o primeiro espaço público de inovação do Maranhão terá programação especial e receberá parceiros como a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), o SebraeLab, a Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (AMAGames), o SobreOTatame e startups residentes do Inova Maranhão para dialogarem sobre criatividade, empreendedorismo e inovação.

O Casarão Tech Renato Archer é o espaço de inovação do Governo do Maranhão destinado a fomentar a cultura empreendedora no estado por meio de ações inclusivas de empreendedorismo tecnológico, desenvolvimento de startups e oferta de espaços físicos de conectividade. Em 2019, o CTRA foi marcado pelo reconhecimento do espaço entre os atores do ecossistema de inovação (agentes de inovação, professores e estudantes universitários, startups, empresas do setor privado, órgãos e entidades da administração pública, dentre outros), registrando mais de 12 mil visitas para atividades diversas: 87 eventos, 231 reuniões, 80 visitas técnicas, mais de 1500 check-ins no espaço de trabalho coworking aberto, além da ocupação das salas de cowoking de residentes por 33 startups, sendo 24 delas oriundas do ciclo 19/20 do Programa Inova Maranhão.

“O Casarão Tech Renato Archer surgiu para conectar ecossistemas e para ser um local de desenvolvimento de ideias e negócios. Ao longo desses dois anos, o nosso hub recebeu empresas e abrigou as startups do Programa Inova Maranhão, empresas inovadores que identificam e buscam solucionar problemas reais da sociedade”, ressalta o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles.

Programação

As atividades terão início a partir das 15h com o talk “Economia Criativa: Oportunidades, editais de fomento e casos de sucesso”, com participação de representantes da FAPEMA, SebraeLab e AMAGames. Na ocasião, serão apresentadas e debatidas as potencialidades do mercado de games no Maranhão, além da apresentação do edital Cadeia de Valor Economia Criativa.

Na palestra seguinte, “Empreendedorismo Criativo: como criar conteúdo de valor”, Gustavo Martins, editor do site SobreOTatame, falará sobre empreendedorismo criativo e como trabalhar com criação de conteúdo de valor para desenvolvimento de negócios.

A programação especial de aniversário terá ainda solenidade com a presença do vice-governador, Carlos Brandão, e a palestra “Inovar é Preciso”, ministrada pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, que falará sobre a importância da inovação como ferramenta de mudança cultural e desenvolvimento econômico na sociedade e sobre a contribuição do Casarão Tech e do Programa Inova Maranhão para o desenvolvimento do Maranhão.

Na ocasião, será exibido mini documentário sobre os dois anos de atividade do Casarão Tech com depoimentos de parceiros e de startups residentes do Inova Maranhão. Já os momentos de descompressão ficarão por conta do “Lounge CTRA + Desafio RedBull” (intervalo) e happy hour de encerramento.

Para participar das atividades basta se inscrever neste link.

Compartilhe
Conteudo Relacionado