O Governo Federal consolidou, a partir de 2026, regras que limitam o crescimento das dívidas do cartão de crédito no Brasil. As medidas, em vigor desde 2024 e aplicadas de forma definitiva, após período de adaptação do sistema financeiro, estabelecem um teto legal para o crédito rotativo e ampliam a proteção ao consumidor, com impacto no orçamento das famílias.
Antes da nova regulamentação, o uso do rotativo permitia que uma dívida crescesse de forma indefinida, sem limite legal, por meio da incidência sucessiva de juros e encargos. Pelas regras consolidadas, o valor total cobrado do consumidor somando juros, multas e encargos não poderá ultrapassar o dobro do valor original da fatura.
Na prática, uma dívida inicial de R$ 1 mil, por exemplo, fica limitada a R$ 2 mil.
Confira os detalhes na reportagem completa de Nicolly Jansen, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
???
Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida: as principais notícias do dia no Maranhão em um só lugar. Acompanhe de segunda a sexta, a partir das 19h20, na tela da TV Cidade | RECORD.
Assista à programação da TV Cidade ao vivo pelo nosso canal oficial no YouTube. Acompanhe as principais notícias do Maranhão em tempo real! Para conteúdo exclusivo e os bastidores da nossa equipe, siga @tvcidade.ma no Instagram.
Tem uma denúncia ou sugestão de reportagem? Envie agora para o WhatsApp da TV Cidade: (98) 99135-5324.