
O Jornal da Cidade, da TV Cidade | RECORD, encerrou na última segunda-feira (6) sua SÉRIE ESPECIAL OPEN LABS: O FUTURO DA INOVAÇÃO com a exibição do quinto e último episódio, que destaca a construção do Open Lab de Bioeconomia na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Este laboratório é um dos três projetos viabilizados por emendas do senador Roberto Rocha e tem como foco a organização e valorização das cadeias produtivas de comunidades tradicionais maranhenses.
A iniciativa está inserida no Núcleo Multidisciplinar de Bioeconomia, Ambiente, Inovação, Inteligência, Educação e Saúde (BITES) da UFMA. O principal objetivo é estabelecer cadeias sustentáveis de valor que conciliem a preservação ambiental com a exploração responsável de recursos naturais, capacitando as comunidades que detêm profundo conhecimento desses ativos.
OPEN LAB: ESTRUTURA ESSENCIAL PARA A PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
O Open Lab de Bioeconomia visa ser um espaço aberto para receber as demandas das comunidades e auxiliar na sua organização, formulação de projetos e atendimento a necessidades específicas. Ele deve impulsionar os dez projetos de pesquisa em bioeconomia já em andamento desde 2017 na UFMA.
A construção do Open Lab de Bioeconomia e outros dois laboratórios é resultado de emendas parlamentares do senador Roberto Rocha, sendo esta a primeira emenda destinada especificamente para pesquisa na Universidade com foco em organizar as cadeias de bioprodutos das comunidades tradicionais.
TRANSFORMAÇÃO EM CARNAUBEIRAS: DE RENDA MÍNIMA À COOPERATIVA
Os primeiros resultados práticos do projeto já podem ser observados no povoado Carnaubeiras, em Araioses. Os moradores, cuja principal fonte de sustento é a pesca e cata do caranguejo, enfrentavam dificuldades, com muitos vivendo com menos de um salário mínimo e dependendo de atravessadores. Antes da implementação das iniciativas do BITES/UFMA, a renda média dos pescadores variava entre R$ 200 e R$ 900.
O projeto tem atuado na capacitação, incluindo a introdução a noções de informática e o desenvolvimento de um programa de computador para que os próprios pescadores possam gerenciar a produção, além da criação de um site para divulgação da cooperativa.
Mais informações na reportagem de Artur Oliveira, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.