São Luís: feirantes da Cidade Operária têm novo espaço para comércio

feirantes da Cidade Operária têm novo espaço para comércio
Foto: Divulgação/Agência São Luís.

A Prefeitura de São Luís começou, na quinta-feira (7), a remanejar vendedores de frutas, verduras e alimentos do bairro Cidade Operária para o estacionamento do hortomercado do bairro. Antes os vendedores ficavam na avenida principal.

A ação, coordenada pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), tem como objetivo diminuir o fluxo de pessoas no espaço da feira, especialmente durante o período de vigência do lockdown. A medida se junta a uma série de outras implementadas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, como a fiscalização do fechamento de comércio não essencial durante o bloqueio total, necessário no combate ao novo Coronavírus (Covid-19).

De acordo com o titular da Semapa, Emerson Macedo, a ação, que segue orientação do prefeito Edivaldo, visa diminuir a quantidade de pessoas transitando na região durante a pandemia:

“Estamos convidando os feirantes a se mudar para o novo espaço. Apesar das ações que já realizamos no local onde ainda funciona a feira, como a delimitação dos espaços, colocando barreiras para o distanciamento dos consumidores às barracas, percebemos que isso não era o suficiente, então criamos medidas eficazes para diminuir a aglomeração de pessoas naquela área”, explicou o secretário.

Em parceria com o Comitê Gestor de Limpeza Urbana, foi realizada a higienização do estacionamento do hortomercado para receber até 50 barracas. Cada feirante receberá a sua barraca, que terá a padronagem da Prefeitura. Mas em casos específicos, a Semapa autoriza a utilização de barracas próprias.

Para se cadastrar e ocupar o novo espaço, os feirantes deverão entrar em contato com a gerência do hortomercado e solicitar a mudança de local. Após a solicitação, a direção do mercado fará a análise do espaço que os feirantes já ocupam para autorizar a alteração para o novo espaço que dará aos profissionais a possibilidade da comercialização de seus produtos com segurança, respeitando o isolamento e evitando a aglomeração de pessoas.

Por enquanto, a Semapa prevê que os feirantes ocuparão o novo espaço pelo período de vigência do lockdown, mas devido à pandemia, a equipe da Secretaria estuda a possibilidade de permanência dos profissionais por mais tempo. Nesse ínterim, a fiscalização ocorrerá normalmente.

As normas do decreto que regulamenta o lockdown, permanecem valendo no novo espaço, assim, os consumidores, funcionários e comerciantes deverão utilizar máscaras de proteção, assim como manter a higienização de superfícies e disponibilização de álcool em gel ou água e sabão para uso dos clientes.

Fonte: Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado