São Luís: prefeitura apresenta projetos da Fonte do Bispo

São Luís: reunião discute projetos da Fonte do Bispo com comerciantes
Foto: A. Baeta/Ag. São Luís.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe), realizou, na última semana, reunião para divulgação das ações do Trabalho Técnico Social que será desenvolvido durante a obra de requalificação do Terminal Fonte do Bispo, no Centro da capital. Na oportunidade foi apresentado aos comerciantes informais que atuam na área o planejamento dos serviços e o processo de remanejamento necessário para a realização da obra. O serviço integra o programa São Luís em Obras, iniciativa do prefeito Edivaldo Holanda Junior que se configura como a maior intervenção urbanística da história da capital com reforma de praças, mercados, unidades de saúde, asfaltamento de vias, drenagens, entre outras obras. 

Participaram da ação órgãos, secretarias, empresas e cidadãos envolvidos no projeto. O encontro seguiu os protocolos de saúde exigidos pelas autoridades de saúde em decorrência da pandemia de Covid-19, com uso obrigatório de máscaras, medição da temperatura dos participantes, udo do álcool em gel, entre outras práticas.

A requalificação da Fonte do Bispo prevê melhorias urbanísticas, sociais, ambientais e econômicas no espaço que compreende a área do terminal e perímetro da Av. Vitorino Freire. De acordo com o secretário da Sempe, Gustavo Marques, “esse projeto integra premissas de valorização cultural, paisagística e arquitetônica através de espaços de convívio e lazer tanto para os moradores e comerciantes da região como para usuários do terminal e visitantes. Será uma nova área com a sua história preservada”, pontuou. 

A comerciante Maria Jani Nunes Pereira, destaca a importância da requalificação. “Melhorando o espaço, melhora todo mundo junto. Essas reuniões realizadas são boas porque explicam o que vai acontecer e como será todo o processo da obra. Na hora que eu receber meu espaço, vou arrumar tudo e vai ficar a coisa mais linda do mundo”.

A obra de requalificação da Fonte do Bispo é fruto de um acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em um programa para a requalificação do Centro Histórico de São Luís. O projeto prevê a reorganização do sistema viário da área do entorno e a estruturação dos espaços urbanos, proporcionando melhores condições na infraestrutura do local, contribuindo ainda com a preservação da área, assim como a segurança dos usuários e a qualidade de vida da população. Em breve, mais um espaço público para mudar São Luís.

PROGRAMA

A reforma integra o programa São Luis em Obras. Além da Fonte do Bispo, a Prefeitura de São Luís trabalha na revitalização das praças da Saudade, Misericórdia e da Bíblia, além do Parque do Bom Menino, importantes pontos de visitação do Centro da capital.

As obras de requalificação somam-se às demais ações do poder público municipal para a revitalização da área central de São Luís, a exemplo dos espaços já requalificados como o Complexo Deodoro, a Rua Grande, a Praça Pedro II e a Fonte das Pedras; e os locais que também recebem obras como o Mercado da Praia Grande, Praça João Lisboa, Largo do Carmo e a construção da Praça das Mercês.

Fonte: Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado