Arena Enem: veja as principais dicas para não errar na redação

Arena Enem: veja as principais dicas para não errar na redação
Foto: reprodução/TV Cidade/RECORD.

A TV Cidade | RECORD iniciou no último sábado (12) o Arena Enem, uma série de programas voltados aos candidatos que vão participar das avaliações do Exame nacional do Ensino médio (ENEM) neste ano. As provas serão aplicada nos 3 e 10 de novembro. O Exame é composto por 180 questões objetivas e uma redação.

Nesse primeiro programa, o Arena Enem apresentou as principais dicas para não errar na hora de fazer a redação com a professora Neliane França. A prova de redação exigirá do candidato a produção de um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Nessa redação, o candidato deverá defender um ponto de vista — uma opinião a respeito do tema proposto—, apoiado em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. Para tanto, deverá selecionar, organizar e relacionar, também de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa do seu ponto de vista. O candidato também deverá elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto.

Assista abaixo aos dois blocos do Arena Enem exibido no último sábado (12), com a professora de Redação, Neliane França:

BLOCO 1

 

BLOCO 2

 

Cartilha da redação do Enem 2024

Para esclarecer dúvidas dos participantes quanto às competências cobradas para uma boa redação, o Inep disponibilizou, em seu portal, o documento “A Redação do Enem 2024 – Cartilha do Participante”. O material traz informações sobre a matriz de referência da prova e apresenta amostras comentadas de textos que receberam pontuação máxima (1000 pontos) no Enem 2023.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).  

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).   

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

SAIBA MAIS:

EDITAL DO ENEM 2024

PÁGINA DO PARTICIPANTE DO ENEM

O Arena Enem é uma iniciativa da TV Cidade | RECORD, com oferecimento da Uninassau, Aprendizado que forma líderes! e apoio do Único Vestibulares - Mais que um Pré-Vestibular.

Os próximos programas serão exibidos nos dias 19 e 26 de outubro e 2 de novembro.

Compartilhe
Conteudo Relacionado