Uma das atividades realizadas de forma regular pela Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL) é a contação de histórias. Como parte das ações do mês dedicado a Consciência Negra, a BPBL realizou a oficina ‘Contação de histórias como prática antirracista’ nesta quinta-feira (23). Ministrada pela professora, mestra e escritora Luanda Martins Campos, a oficina foi direcionada a contadores de histórias, mediadores de leitura, educadores, profissionais de bibliotecas, dentre outros interessados.
Luanda Martins Campos explicou que a oficina faz parte do projeto independente Histórias Pretas, que conta com duas vertentes: a primeira é a contação de histórias africanas e afro-brasileiras em escolas, quilombos e terreiros; a segunda é a formação de educadores sobre o tema, especialmente professores de escolas públicas.
A diretora da Biblioteca Bendito Leite, Aline Nascimento, informou que várias atividades estão sendo realizadas durante o mês de novembro em referência ao Dia Nacional da Consciência Negra e definiu a oficina como essencial para o resgate da história do negro no Brasil e no mundo.
Ao longo de todo o mês, a BPBL vai promover atividades de combate ao racismo, incluindo o destaque de duas estantes dedicadas a literatura afro, sendo uma voltada para o público infantil.
Mais informações na reportagem de Júnior Pereira, para a TV Cidade/Record.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade/Record.