IFMA: gabarito do Seletivo 2020 sai nessa terça (3)

candidatos fazem prova de seletivo
Foto: Divulgação/IFMA.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) aplicou neste domingo (01) as provas do Processo Seletivo 2020 em 27 cidades do Estado do Maranhão. Nesta edição, estão sendo ofertados 41 cursos em 29 unidades da instituição, com um total de 6530 vagas. Dos 29.703 candidatos, cerca de 18% não fizeram a prova. Os participantes tiveram quatro horas para responder a 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. Setenta e quatro candidatos tiveram atendimento especial, com direito ao acréscimo de uma hora para responder o exame. A previsão é que o gabarito oficial seja divulgado a partir desta terça-feira (03).

Entre os candidatos que buscam uma vaga no Instituto, está Jennifer Jamille Oliveira da Silva, que se inscreveu para o curso técnico em Agroindústria do Campus São Luís – Maracanã. “Comecei a me preparar três meses atrás e fiz uma tabela de horários com os momentos diários de estudo. Espero me sair bem na prova e que meus colegas também possam ter um bom desempenho. Os Institutos Federais são reconhecidos pela sua qualidade, então espero ser aprovada e estudar aqui”. A estudante Keliana dos Santos Candidatos contou com a ajuda dos professores de Português e Matemática de sua escola na preparação para o seletivo. “Não fiz cursinho preparatório, mas tive muito apoio dos professores no estudo dos conteúdos do processo seletivo. Minhas expectativas são boas e estou confiante em passar para o curso de Segurança do Trabalho”.

Muitos pais de candidatos também compartilham da ansiedade desse momento e acompanham os filhos até os locais de provas. Ailson Pires foi junto com o filho, André Guilherme Monteiro, até o Campus São Luís – Monte Castelo. “Essa é uma porta que se abre. O IFMA é uma instituição que prepara bem os alunos tanto para o trabalho como para ingressar na universidade. Por isso, como família, buscamos auxiliar nosso filho na preparação para a prova, tanto em termos de conhecimento quanto de apoio emocional, pois esse é um fator que pesa muito no desempenho”.

De acordo com a pró-reitora de Ensino do IFMA, Ximena Bandeira Maia, o seletivo ocorreu com tranquilidade em todos os locais de prova. “Nosso seletivo teve quase 30 mil inscritos, o que mostra o reconhecimento do nosso trabalho e da qualidade dos nossos cursos. Quero parabenizar as comissões locais dos 29 campi e todos os atores que contribuíram para o êxito desse processo. Foram aproximadamente três mil colaboradores nos 27 municípios, 76 locais de prova e 853 salas de aplicação da prova. Isso demostra o compromisso que o Instituto Federal do Maranhão tem com o acesso da sociedade maranhense aos cursos da educação profissional e tecnológica”, avalia a pró-reitora.

O resultado preliminar deve ser divulgado no dia 27 de dezembro e o resultado final está previsto para o dia 17 de janeiro de 2020.

 

O seletivo

O IFMA oferta vagas em três formas de curso: integrada (para quem quer fazer, ao mesmo tempo, o Ensino Médio e o curso técnico), concomitante (para os estudantes que estão cursando em 2019 a 1ª ou 2ª série do Ensino Médio em uma unidade de ensino em um turno e querem fazer o ensino técnico no IFMA no outro turno), e subsequente (para quem está concluindo em 2019 ou já concluiu o Ensino Médio).

As vagas foram distribuídas em 29 campi do IFMA: Açailândia, Alcântara, Araioses, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Luís – Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.

O Instituto oferece três formas de cursos técnicos: integrada, concomitante e subsequente. Na forma integrada, o aluno cursa o Ensino Médio junto com uma formação profissional no IFMA. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram ou estão concluindo, em 2019, o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional.

Os três cursos mais concorridos são do Campus São Luís – Monte Castelo: curso técnico em Informática (forma integrada matutino), com 23.13 inscritos por vaga; curso técnico em Segurança do Trabalho (forma subsequente noturno), com 19.83 candidatos por vaga; e curso técnico em Comunicação Visual (forma integrada matutino), com 16 candidatos por vaga.

Com informações do IFMA.

Compartilhe
Conteudo Relacionado