Maranhão é o Estado com maior desmatamento no Cerrado em 2023

Maranhão é o Estado com maior desmatamento no Cerrado em 2023
Foto: reprodução/TV Cidade/Record.

O desmatamento aumentou no Cerrado e caiu na Amazônia Legal, no acumulado de janeiro a abril de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) coletados a partir do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter).

Entre janeiro e abril de 2023, o desmatamento do Cerrado, foi o maior dos últimos cinco anos, alcançando 2.133 km², segundo o Deter. O valor é cerca de 14,5% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado (1.886 km²). Considerando apenas o mês de abril, os alertas de desmatamento são 31% maiores este ano, na comparação com 2022.

Ainda segundo a pesquisa, Maranhão é o Estado que mais desmata o Cerrado em todo o país, liderando o ranking do desmatamento do Cerrado com quase três mil quilômetros quadrados desmatados, em seguida aparecem Tocantins, Bahia e Piauí. Por conta do desmatamento desenfreado nos últimos anos, a capacidade do bioma cumprir a sua função tem sido prejudicada, o cerrado é um dos mais ricos em biodiversidade do mundo, em espécies vegetais e animais e uma região essencial para a variedade hídrica do país.

Mais informações na reportagem de Laryssa Madeira, para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade/Record.

Com informações do Terrabrasilis.

Compartilhe
Conteudo Relacionado