No último fim de semana, milhares de sardinhas apareceram mortas na faixa de areia da Praia do Aracagi, em São José de Ribamar. A situação chamou atenção dos banhistas não apenas pela quantidade, mas também pelo forte odor que tomou de conta do local.
Ainda não há informações sobre as causas da morte das sardinhas registradas neste fim de semana, mas este trecho em que os peixes foram achados mortos estaria próprio para banho.
A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informa a população sobre as possíveis causas da mortandade de milhares de sardinhas que apareceram nos dias 14 e 15/09/24 nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, além de vários outros pontos da faixa costeira do Estado.
Uma das possibilidades é o cardume ter saído das áreas costeiras para os braços de rios em busca de alimentos e ter encontrado áreas poluídas, ou o cardume ter caído no canal em áreas mais rasas e sofrido o processo de morte natural por diminuição de oxigênio, a temperatura da água também pode ter influência.
Há ainda uma pequena (mínima) possibilidade de ter relação com o uso de rede de zangaria usadas por pescadores, a possibilidade mínima se dá diante da extensão onde foram encontradas, ou seja, precisaria ter vários pontos de pesca com esse tipo de rede.
Por fim, informa ainda que a SEMMAM de SJR já está em alinhamento com a SEMA/MA, para averiguar a fundo as possíveis causas, com análises de balneabilidade de pontos, assim como vistoria In loco.
Mais informações na reportagem de Marvio Araújo, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela e Naassom Saldanha, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade | RECORD.