OMS quer ações ousadas contra covid-19 na Europa

pessoas em vagão de metrô
Foto: ONU/Loey Felipe.

O Escritório Regional da Organização Mundial da Saúde, OMS, para a Europa destacou esta terça-feira que são necessárias medidas ousadas em todos os países da região para combater o covid-19. A Europa é considerada agora o novo “epicentro” da pandemia de coronavírus.

Falando a jornalistas, em Genebra, o diretor-regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, destacou que todas as nações “sem exceção, precisam tomar ações mais ousadas para interromper ou retardar a ameaça” do novo vírus.

Solidariedade

Para esse momento “sem precedentes” o diretor recomenda coordenação dos países, cooperação e harmonizar esforços. A OMS destaca que o vírus pode ser contido com solidariedade em grupos, nas nações e na região. Kluge informou que a OMS Europa partilha orientação técnica, recolhe e repassa informações a todos os 53 Estados-membros.

Um terço dos casos relatados em nível global ocorre na região.  A agência sublinha que em todo o mundo existem 184.976 casos confirmados, com 7.529 óbitos em 159 países. Kluge destacou que a vida de milhões de pessoana Europa vem passando por mudanças radicais.

Reconhecimento

Ele descreveu a rotina como “simplesmente, uma nova realidade”, mas destacou que o papel dos serviços públicos de saúde e o valor dos trabalhadores da saúde está sendo reconhecido “como nunca”.

Para o representante, a “boa notícia” é que a região estava “alerta e atenta”. Kluge destacou o lançamento de “medidas de prontidão e resposta” em todos os Estados-membros. Os países europeus lidam com quatro cenários: nenhum caso, primeiro caso, primeiro foco e primeira evidência de transmissão em grupo. Para o diretor, alguns estão nos cenários 2 e 3, enquanto que muitos nos níveis 3 e 4.  A recomendação a todos os Estados é estarem prontos para detectar, proteger e tratar casos de covid-19. As outras medidas são reduzir a transmissão, inovar e aprender.

Velocidade

Para o diretor-regional da OMS, os países precisam avaliar sua própria situação para decidir as medidas que deverão ser enfatizadas, porque o surto “está progredindo em velocidades diferentes”.

Na terça-feira, a União Europeia fechou por 30 dias as fronteiras de 27 países e do espaço Schengen, a zona livre de circulação sem passaporte.

A OMS destacou que perante a crise global de saúde devem ser testados todos os casos suspeitos do novo coronavírus.

Com ONU News.

Compartilhe
Conteudo Relacionado