OMS quer ajudar pessoas a parar de fumar durante pandemia

OMS quer ajudar pessoas a parar de fumar durante pandemia
Foto: Banco Mundial/ONU.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, anunciou esta sexta-feira uma iniciativa para ajudar 1,3 bilhão de usuários de tabaco a parar de fumar durante a pandemia de Covid-19.

Falando a jornalistas em Genebra, o diretor-geral da agência, Tedros Ghebreyesus, disse que o objetivo é “ajudar as pessoas a ter acesso aos recursos necessários, como terapia de reposição de nicotina ou a um profissional de saúde.”

Tabaco

Tedros lembrou que “fumar mata 8 milhões de pessoas por ano, mas se os usuários precisarem de mais motivação para abandonar o hábito, a pandemia é o incentivo certo.”

O projeto, liderado pela OMS, reúne parceiros da indústria, farmacêuticas e ONGs. A Johnson & Johnson Consumer Health, por exemplo, doou quase 40 mil adesivos de nicotina.

Na internet, será possível ter uma consulta com a primeira profissional de saúde digital da OMS, chamada Florença. Usando inteligência artificial, Florença esclarece mitos e ajuda as pessoas a criar um plano personalizado para desistir.

O recurso estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, através de vídeo ou texto, e teve o apoio das empresas Soul Machines, Amazon Web Services e Google Cloud.

Primeiro, a iniciativa será lançada na Jordânia. Nos próximos meses, chegará a todos os países do mundo.

Covid-19

Esta sexta-feira, o mundo atingiu mais de 12 milhões de casos do novo coronavírus. Nas últimas seis semanas, os casos mais que dobraram.  Pelo menos 551 mil pessoas morreram.

Tedros Ghebreyesus afirmou, no entanto, que para aqueles em situação de pobreza, a Covid-19 não é a única ameaça. Casos de sarampo, poliomielite e malária estão aumentando em muitas partes do mundo, porque os serviços de imunização pararam ou as cadeias de suprimentos foram interrompidas.

A OMS está tentando reiniciar a imunização de rotina e garantir a distribuição de suprimentos médicos em todo o mundo, mas o chefe da agência afirmou que “ainda há muito trabalho a ser feito.”

A OMS também continua investigando as origens do vírus. Dois especialistas da agência estão a caminho da China para se reunir com cientistas e estudar como a doença passou de animais e humanos.

Tedros disse que o trabalho destes profissionais “ajudará a preparar o terreno para a missão internacional liderada pela OMS.”

Orientações

Na quinta-feira, a agência da ONU publicou novas orientações sobre a transmissão da Covid-19 através do ar. A agência admite agora a possibilidade deste tipo de transmissão em algumas circunstâncias.

Nas orientações, a OMS diz que "houve relatos de surtos de Covid-19 em alguns ambientes fechados, como restaurantes, boates, locais de culto ou locais de trabalho onde as pessoas passaram o vírus gritando, conversando ou cantando."

A orientação explica que em locais fechados, lotados, sem ventilação adequada e onde as pessoas passam muito tempo com outras pessoas, a transmissão através de aerossóis “não pode ser descartada." Apesar disso, “mais pesquisa é necessária urgentemente para investigar esses casos e apurar a sua importância na transmissão da Covid-19."

A atualização acontece dias depois de ser noticiado que um grupo de engenheiros enviou uma carta para a OMS mencionando esta possibilidade. As conversas entre especialistas da agência e os autores da carta ocorrem desde 1 de abril.

Fonte: ONU News.

Compartilhe
Conteudo Relacionado