OMS sem comprovação de que recuperados da covid-19 não voltem a ser infectados

mulher verifica temperatura de homem
Foto: Man Yi (via ONU News.)

Um novo guia da Organização Mundial da Saúde, OMS, alerta que ainda não há provas de que as pessoas recuperadas da covid-19 que têm anticorpos estejam protegidas de uma nova infeção.

A agência publicou um informe científico ressaltando que ainda não foi comprovado que quem já tenha sido infetado esteja imune à doença. Para a OMS, os testes de laboratório que detectam os anticorpos para o novo coronavírus “precisam de uma validação mais completa para determinar sua precisão e confiabilidade”.

Governos

Até este domingo, a agência confirmou ter sido notificada de 2.774.135 casos e 190.871 mortes devido à covid-19.

A agência aponta que alguns governos defendem que a detecção de anticorpos para o novo coronavírus poderia servir de base para se criar um “passaporte de imunidade” ou “certificado livre de risco”. Esse documento permitiria a viagem ou o retorno de indivíduos para o trabalho, assumindo que estes estariam protegidos de uma nova infecção.

A agência revelou que continua examinando as respostas sobre os anticorpos à infeção pelo novo coronavírus, como parte de sua orientação sobre o ajuste de medidas de saúde públicas e sociais para a próxima fase da resposta à covid-19. 

A OMS revela que embora a maioria dos estudos relevantes mostre que as pessoas que se recuperaram da infecção possuem anticorpos para o vírus, até agora “nenhum estudo avaliou se a presença de anticorpos contra a Sars-CoV-2 confere imunidade à infecção subsequente por esse vírus em humanos.”

Passaporte

A agência alerta que nesse momento da pandemia, não há evidências suficientes sobre a eficácia da imunidade mediada por anticorpos para garantir a precisão de um “passaporte de imunidade” ou “certificado livre de risco”.

A agência destaca que indivíduos que assumem que são imunes a uma segunda infecção porque receberam um resultado positivo no teste podem ignorar os conselhos de saúde pública. A advertência é que o uso de tais certificados pode aumentar os riscos de transmissão continuada. ”

A agência revelou a expetativa de que a maioria das pessoas infectadas com covid-19 desenvolva uma resposta de anticorpos que forneça algum nível de proteção. O falta saber  é o nível de proteção ou quanto tempo vai durar. 

A agência trabalha com cientistas de todo o mundo para entender melhor a resposta do corpo à infecção pelo novo coronavírus.

Fonte: ONU News.

Compartilhe
Conteudo Relacionado