Maranhão já tem mais de 600 infecções por malária em 2023

Maranhão já tem mais de 600 infecções por malária em 2023
Foto: reprodução/TV Cidade/RecordTV.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam 609 casos de malária registrados de janeiro até maio de 2023 no Maranhão. Especialistas afirmam que usar repelentes e roupas compridas são as melhores formas de se prevenir da doença.

Segundo a SES, entre os casos, 20 foram originários no próprio Estado. Os outros 589 foram importados de outras regiões. De acordo com o Ministério da Saúde, a malária ainda é considerada endêmica no Maranhão.

Segundo o Ministério da Saúde, a malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do gênero Plasmodium transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles, também conhecido como mosquito-prego No Brasil, a maioria dos casos de malária se concentram na região amazônica, composta pelos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Os locais preferenciais escolhidos pelos mosquitos transmissores da malária para colocar seus ovos (criadouros) são coleções de água limpa, sombreada e de baixo fluxo, muito frequentes na Amazônia Brasileira.

Mais informações na reportagem de Lorena Cavalcante, para a TV Cidade/Record TV.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Balanço Geral-MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade/Record TV.

Compartilhe
Conteudo Relacionado