São Luís: prorrogada vacinação contra pólio até 20 de dezembro

São Luís: prorrogada vacinação contra pólio até 20 de dezembro
Foto: divulgação/SES-MG.

Com o objetivo de estimular pais e responsáveis a vacinarem as crianças menores de cinco anos contra a poliomielite e multivacinação de crianças e adultos, a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior segue com a campanha até o dia 20 de dezembro, disponibilizando doses em 55 postos de saúde da rede municipal. Depois deste prazo, as doses continuam sendo ofertadas pois integram o calendário regular de vacinação. A ação é parte da política de saúde preventiva da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Na última sexta-feira (27) e sábado (28), das 15h às 19h, um posto itinerante foi montado no São Luís Shopping. Além de aplicação das doses contra a pólio, a vacinação contra o sarampo (tríplice viral) para adultos de 20 a 49 anos também esteve disponível nos dois dias. De acordo com o setor de Imunização da Semus, 241 doses de pólio e sarampo (sendo 38 de pólio e 203 de sarampo) foram aplicadas. 

Para garantir a proteção contra o coronavírus, os usuários aguardaram pela vacina ao lado do posto itinerante e obedeceram a marcações fixadas no chão. Além disso, os responsáveis pelas crianças, em especial, foram orientados a usar máscaras e receberam álcool em gel para higienização das mãos. Desde a abertura do cronograma oficial, em São Luís, foram imunizadas 19.849 crianças, saldo que corresponde a 32,7% da cobertura. 

A secretária de Saúde de São Luís, Natália Mandarino, reforçou a importância da aplicação das doses em shopping. “Em parceria com este importante centro comercial, nossos vacinadores podem ampliar a cobertura das doses e facilitar ainda mais o acesso da população a este importante serviço público”, disse a gestora. 

Desde o início oficial da campanha, no dia 5 de outubro deste ano, os postos de saúde fixos estão abertos diariamente de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, com doses da pólio e de outras doenças. Em obediência às questões sanitárias, nas unidades, os funcionários distribuem senhas e efetuam separação de cadeiras, para evitar aglomerações nos locais de vacinação. 

Além da proteção contra a pólio, a pasta oferta nestes locais fixos a aplicação de outros tipos de vacina, como BCG (que previne contra a tuberculose), pentavalente (que previne contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite) e outras como HPV (papiloma vírus) e Meningo ACWY.

Aos sábados, 17 unidades do programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde executado pela Prefeitura, aplicado na capital para a extensão da oferta dos serviços de atenção básica à população, também ofertam das 8h ao meio-dia as doses contra a pólio e outras doenças.

DOENÇA 

A poliomielite pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores.

Fonte: Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado