São Luís: segue higienização de unidades de saúde em combate ao novo coronavírus

agentes de saúde higienizam unidade hospitalar
Foto: A.Baeta/Agência São Luís.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) deu prosseguimento nesta segunda-feira (6) à agenda de desinfecção de áreas externas e específicos espaços internos de unidades de saúde da capital maranhense. A ação, em parceria com o Exército Brasileiro, via 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), tem como objetivo deixar as unidades menos suscetíveis à presença de microorganismos, em especial, o coronavírus. A ação reforça o trabalho que vem sendo colocado em prátia pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior visando impedir a proliferação da doença. 

Pela manhã, a partir das 8h, o trabalho começou no Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos, o Hospital da Criança, no bairro Alemanha. No local, homens das forças armadas com aparelhos próprios higienizaram paredes, chão, portas, aparelhos, acessórios e a entrada principal de acesso à recepção. Os equipamentos, com solução de hipoclorito de sódio (água sanitária) e água, foram utilizados sob supervisão técnica de profissionais da unidade e obedecendo à concentração prevista por órgãos nacionais sanitários.

Além da área externa, alguns setores específicos internos, com a colaboração dos profissionais da limpeza terceirizados da Semus, também foram higienizados. Após a limpeza no Hospital da Criança, os membros do Exército se deslocam até o Hospital da Mulher, na Avenida dos Portugueses, unidade referência municipal no combate à Covid-19.

Na unidade, o trabalho ocorreu de forma semelhante, com a limpeza da área externa de estacionamento e recepção, além de pontos internos, também mediante orientação de funcionários do hospital. “Desta forma, a população pode ficar mais tranquila, já que a aplicação dos produtos reforça o combate a este vírus que assola a população do mundo”, destacou o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho reforçado que a ação segue determinação do prefeito Edivaldo.

O tenente coronel do 24º BIS, Sousa Filho, explicou o trabalho. "Utilizamos uma solução com água sanitária colocada nos nossos caminhões-pipas e bombas de borrifação para higienizarmos espaços comuns externos e internos onde há concentração de pessoas". 

AÇÃO

A ação de desinfecção de unidades começou no sábado (4), com a limpeza de setores do Hospital Djalma Marques, o Socorrão I. A unidade que, preliminarmente, não faz parte do fluxo de atendimento convencional de pacientes com suspeita ou com confirmação do coronavírus, recebe diariamente centenas de pessoas. Além da desinfecção, profissionais da saúde estão sendo orientados a seguir todos os padrões de higiene, como lavagem das mãos com água e sabão, ou uso do álcool em gel. 

Fonte: Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado