São Luís: shoppings ajudarão na vacinação contra o sarampo

menina é vacinada
Foto: Honório Moreira/ Ag. São Luís.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) ofertará, neste sábado (15), postos volantes nos shoppings Rio Anil (Cohab), no piso L2, e São Luís (Jaracati) disponibilizando a vacina contra o sarampo para pessoas entre os 5 e 19 anos de idade. As unidades volantes nos shoppings estarão abertas das 15h às 19h com profissionais de saúde (técnicos de enfermagem e enfermeiros) aplicando as doses. Os postos, em locais estratégicos, se juntam à programação do Dia D contra a enfermidade, que também contará com unidades fixas de saúde abertas no sábado das 8h às 12h. A campanha integra a política de saúde preventiva da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. 

Nos postos volantes, os profissionais se basearão nos mesmos critérios de aplicação da vacina dos utilizados durante a campanha (iniciada na segunda-feira, dia 10). De acordo com o Ministério da Saúde (MS), serão aplicadas as doses ao público que ainda não foi vacinado contra a doença ou que esteja com o esquema de vacinação incompleto. Pessoas que não receberam as duas doses da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) também devem receber a vacina contra o sarampo.

Para o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho, a oferta de postos volantes é uma estratégia bem-sucedida da gestão do prefeito Edivaldo, visando ampliar o público-alvo. “Em alguns casos, pessoas não dispõem de tempo durante a semana para se vacinar ou vacinar seus filhos. Por isso, o poder público oferta este serviço, demonstrando o compromisso em proteger à população”, disse o secretário.

A inclusão de postos volantes, em parceria com as direções dos shoppings, foi exitosa nas últimas campanhas. A campanha contra o sarampo, de acordo com a programação da Semus, acontecerá nos postos fixos até o dia 13 do próximo mês.

Pessoas que se deslocarem às unidades de saúde durante a campanha ou aos postos volantes sem o cartão ou a caderneta de vacinação poderão receber uma dose da vacina tríplice viral e serão convocados a comparecer às unidades em até 30 dias. A segunda etapa da campanha contra o sarampo em 2020 acontecerá em agosto. Em outubro do ano passado, na etapa complementar contra o doença, mais de 12.900 pessoas foram vacinadas.

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado