Outubro,mês de conscientização e prevenção do cancêr de mama

Outubro,mês de conscientização e prevenção do cancêr de mama

Nesse o mês de outubro, será comemorado o “Dia Rosa”, uma campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama. O médico patologista e presidente da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP),Carlos Renato de Almeida Melo, esclarece dúvidas sobre a doença:

“Em exames rotineiros, principalmente depois dos 40 anos, ou quando existe a suspeita de um problema mamário, o médico pode solicitar à paciente um exame em que serão extraídos pequenos fragmentos dos tecidos mamários para serem estudados por um patologista e, assim será dado o laudo e diagnóstico sobre o material, seja um tumor benigno ou maligno”

O médico patologista é o responsável pelo diagnóstico do câncer de mama por meio da análise da biopsia. É o laudo do patologista que orienta qual o melhor tratamento para o paciente. Converse com um patologista e saiba mais sobre esse problema que aumenta 22% a cada ano.

Câncer de mama- O que é?

O câncer de mama é resultado de um processo de divisão e reprodução acelerado e desordenado das células deste órgão. Muitas podem ser as causas para a manifestação da doença, e essas causas podem variar em cada caso. Elas podem ser a idade,exposição excessiva a hormônios,higiene e até histórico familiar.

O câncer de mama possui tratamento se descoberto a tempo. Com atitudes simples como o auto-exame e a mamografia regularmente, pode-se detectar algum nódulo que pode ser maléfico.

Fonte: Rs Press
 

Compartilhe