Paleontólogos dizem que todos os dinossauros provavelmente tinham penas

Paleontólogos dizem que todos os dinossauros provavelmente tinham penas

Um fóssil muito bem preservado de um Megalosaurus 150 milhões de anos, chamado Sciurumimus albersdoerferi mais uma vez transformou nossas noções de como os dinossauros devem ter sido. Esta espécie recém-descoberta mostra que os ancestrais de todos os dinossauros possuíam penas - e isso é um forte indício de que as penas eram uma característica comum de todos os dinossauros que se seguiram, incluindo grandes predadores.

Os paleontólogos encontraram fósseis de terópodes com penas antes, mas só dentro de uma classe de dinossauros estreitamente relacionados com as aves - um grupo diverso que inclui o Tyrannosaurus rex. O que faz Sciurumimus particularmente interessante é que a sua linhagem encontra-se profundamente dentro da árvore evolutiva dos dinossauros, muito distantes daquelas criaturas que acabariam por se ramificar e se tornar pássaros.

A análise do fóssil requintado foi feita por Mark Norell, presidente da Divisão de Paleontologia do Museu Americano de História Natural, juntamente com pesquisadores da Bayerische Staatssammlung für und Paläontologie Geologie eo Ludwig Maximilians University.

O fóssil em si era de um Sciurumimus bebê, que foi encontrado nos calcários do norte da Baviera. A amostra detalhada mostra uma plumagem filamentosa, uma indicação de que o corpo inteiro foi coberto com penas. Megalosaurs adultos crescem até 20 pés de comprimento e, muitas vezes mais pesados do que uma tonelada. Os paleontólogos especulam que o bebê Sciurumimus caçava insetos e outras pequenas presas dado seus dentes pontiagudos na ponta das garras.(...)

(...) Conforme apontam os pesquisadores, é muito provável que todos os dinossauros tinham um simples casaco de penas parecido com cabelo - e que parece ser uma profunda característica ancestral dos dinossauros. O truque agora será encontrar mais fósseis que reafirmam esta conclusão fascinante.

Fonte: Io9

Compartilhe