Problemas assombram as edições do ENEM

Problemas assombram as edições do ENEM

Os problemas referentes à realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) assombram profissionais e estudantes desde 2009. Este ano o medo se referia a não entrega dos cartões de confirmação devido à greve dos correios em todo Brasil. A preocupação diminuiu após um comunicado da categoria de que realizaria um mutirão especial para entrega dos cartões.

Faltando menos de uma semana para a realização da prova, 22 e 23 de outubro, os problemas voltam a surgir. Devido a um erro de impressão, mais de mil estudantes do Rio de Janeiro receberam cartões de confirmação com o local errado.

O Inep, órgão do governo responsável pelo Enem, solicitou a Cesgranrio que todos os candidatos afetados pelo erro fossem informados por telefone, e-mail ou SMS. A distância entre os dois prédios é de 200 metros.

No prédio de Nutrição e Enfermagem vão ter faixas indicando a troca, além de vans para levar os estudantes desavisados de um local para o outro. Como a distância entre os prédios é pequena, a instituição não acredita que vão ter problemas.

Falhas do Enem

2009: Um caderno de provas foi roubado dentro da gráfica contratada para imprimir os testes.

2010: No ano passado o Enem apresentou uma série de problemas relacionados à abertura da prova antes da hora, tendo como conseqüência o vazamento do tema da redação. Erro de impressão, questões erradas, gabarito invertido e distância do local da prova da residência dos candidatos também marcaram o exame. As falhas também possibilitaram que alunos tivessem acesso a mensagens de celular e redes sociais.
 

Compartilhe