Próximo iPad deve impulsionar 4G para tablets, dizem analistas

Próximo iPad deve impulsionar 4G para tablets, dizem analistas

Deverá ser lançado nesta quarta-feira (7), em um evento de teconologia no Estados Unidos, o mais novo modelo o iPad, o tablet da Apple. O produto, que conta com sistem 4G, vai facilitar os usários a assistirem a vídeos de alta qualidade em qualquer lugar, através da Verizon Wireless e da AT&T. Apesar do ministério quanto o nome do aparelho, muitos já o chamam de iPad 3, HD ou 2S.

 

 

Até agora, a legião de fãs da Apple tem sido relutante em desembolsar mais dinheiro até mesmo por iPads com conexões 3G. O modelo apenas com Internet sem fio (wi-fi), mais barato mas também com acesso à web mais limitado, é, de longe, o dispositivo mais vendido.

Com velocidades cerca de 10 vezes maiores do que a atual tecnologia 3G, isso pode representar um grande salto na qualidade de transmissão de vídeos. Um dispositivo tão potente deve ajudar a impulsionar o mercado de telecomunicações se consumidores seguirem o movimento e se dispuserem a pagar mais, de acordo com analistas.

A base de usuários global de computadores tablet alcançou 67 milhões em 2011, segundo a empresa de pesquisas Strategy Analytics. O novo iPad será crucial para a Apple se ela quiser continuar a dominar o mercado global de tablets, disse o analista Phil Harpur, da Frost & Sullivan.

As vendas do iPad dobraram no trimestre encerrado em dezembro, para 15,43 milhões de unidades. A companhia já vendeu mais de 55 milhões de aparelhos desde seu lançamento em 2010, e registrou mais de 20 bilhões de dólares em vendas e serviços relacionados e acessórios no ano fiscal 2011.

Mas dezenas de novos dispositivos concorrentes devem ser lançados neste ano, e a Apple precisa ficar à frente dos rivais. Fabricantes de dispositivos móveis como a Samsung e a Motorola Mobility já têm dispostivos com tecnologia LTE disponíveis, então de certa forma a Apple já está atrasada. Os tablets das duas empresas rodam o sistema operacional Android, do Google, que tem rapidamente ganhado terreno do sistema iOS, da Apple.

Mas os novos tablets de alta velocidade ainda não decolaram. Eles foram responsáveis por apenas 1 por cento do total das vendas tablets em 2011, parcialmente por serem caros, de acordo com o analista Neil Mawston, da Strategy Analytics.

Embora a Apple não esteja sendo revolucionária com seu dispositivo com LTE, ela pode ter uma grande colaboração na decolagem da tecnologia em tablets, por causa da popularidade da plataforma iPad.

 

Com informações da Reuters Brasil

Compartilhe