Republicanos afiam as garras para debates decisivos

Republicanos afiam as garras para debates decisivos

As garras vão estar afiadas durante os debates deste fim de semana entre os pré-candidatos republicanos à presidência dos Estados Unidos, numa corrida frenética para ganhar espaço dias antes da decisiva primária do Estado de New Hampshire.

Mais uma vez os debates são a atração principal na corrida de 2012 depois que os candidates passaram duas semanas na estrada fazendo campanha em cafeterias e pizzarias pelo Estado de Iowa e, agora, em New Hampshire.

Os seis participantes da disputa vão debater duas vezes num período de 12 horas, primeiro neste sábado à noite e, depois, no domingo de manhã. É sua melhor oportunidade de conquistar um grande número de eleitores antes da primária de New Hampshire, marcada para terça-feira.

"Os debates são a oportunidade que eles têm para serem vistos por dezenas de milhares de eleitores", disse o ex-presidente do Partido Republicano Fergus Cullen.

Mais de uma dezena de debates até agora conduziu a momentos definidores na corrida para encontrar um republicano que desafie o presidente Barack Obama.

Os debates deste fim de semana podem dar novo fôlego a Newt Gingrich, que ficou para trás por causa do peso de propagandas negativas e ataques nas semanas que se seguiram à sua liderança nas pesquisas, baseada em forte desempenho nos debates.

O ex-senador da Pensilvânia Rick Santorum, que se queixava frequentemente de não lhe fazerem perguntas suficientes nos debates, irá agora literalmente estar no centro do palco e poderá ter de enfrentar duras questões sobre sua trajetória no Senado e posições direitistas anti-homossexuais.

O restante dos candidatos poderá se voltar contra Mitt Romney, o líder até o momento e que terá como objetivo nas duas sessões de debates simplesmente manter sua posição e não cometer nenhum erro. Ele fez um chamado a seus partidários para que não sejam complacentes.

 

Com informações da Reuters Brasil 

Compartilhe