Saiba como o estresse pode arruinar sua saúde

Saiba como o estresse pode arruinar sua saúde

 

Não há um prazo iminente no local de trabalho, notas baixas na escola, seu chefe grita com você, você está exausto, e você está atrasado para o trabalho! Todos nós sentimos algum nível de estresse, mas será que ele está fazendo mais mal do que o necessário para você e sua pele? Enquanto um pouco de adrenalina pode nos ajudar a terminar um trabalho ou pensar rapidamente, muito estresse pode ser prejudicial causando a perda de cabelo, ganho de peso, eczema, tricotilomania, e uma pele sem brilho. Os psicólogos Ari Novick, Ph.D, e Michael Breus, Ph.D, descobriram o que o stress faz ao nosso corpo, e como vencê-lo.

"As causas mais comuns do estresse são o trabalho, família, casamento e relacionamentos, gestão do tempo, finanças, não cumprimento das metas de vida, e a decepção em si", explica Dr. Novick. Uma vez afetado, esses sintomas de estresse podem se manifestar tanto na mente quanto no corpo. "Fisicamente, o estresse pode causar problemas de saúde significativos," diz o Dr. Novick. "Está diretamente relacionado a ataques cardíacos, deficiências do sistema imunológico, diabetes, úlceras, eczemas, e ganho de peso. Mentalmente, ele pode causar sentimentos de depressão e ansiedade, falta de motivação, raiva, nervosismo, alterações de humor, e procrastinação."

A falta de sono também é um grande colaborador para o stress. Sem dormir direito, os níveis de estresse podem disparar, fazendo com que a pele fique manchada, sem brilho, olheiras escuras, e ganho de peso. "A privação de sono provoca uma mudança nos hormônios de estresse, como cortisol", explica Dr. Breus. "Quanto mais sono você perder, maior o seu nível de cortisol. Isso aumenta o seu apetite, especificamente para carboidratos e alimentos muito gordurosos, que aumentam os níveis de serotonina no cérebro, que por sua vez, ajudam a reduzir o cortisol e acalmá-lo."

Mas ao invés de deixar que um ciclo vicioso de alimentos gordurosos continue, tenha muito cuidado e lide com o estresse corretamente. Em seu núcleo, o gerenciamento do estresse envolve um ritmo constante de mudanças físicas (prática de exercício), uma dieta adequada, e dormir bem. Mas ser radiante, ter a pele livre de tensão, e uma vida livre de estresse também vem de uma mentalidade saudável. "Em geral, não é a situação que determina a nossa resposta, mas sim a nossa percepção do evento estressante", raciocina Dr. Novick. "Aprender a mudar a sua percepção é metade da batalha." Cerque-se com apoio social positivo, melhore o seu diálogo interno, e adote algumas táticas para melhor gerenciar o seu tempo e as fronteiras com os outros. "Eu recomendo também manter uma preocupação diária", acrescenta Dr. Breus. "Separe um pedaço de papel onde você irá listar as suas questões, e depois agende um tempo para pensar sobre elas no dia seguinte. Isto permite um sentimento de realização e lhe dá um tempo mais apropriado para a resolução de problemas."

 

 

Fonte: Beautylish

Compartilhe