Secretária Claudett Ribeiro prestigia festa dos 116 anos de emancipação de Codó

Secretária Claudett Ribeiro prestigia festa dos 116 anos de emancipação de Codó

A secretária de Estado da Igualdade Racial, Claudett Ribeiro, e a gestora de Ações Afirmativas da pasta, Jacinta Maria, participaram das comemorações dos 116 anos de emancipação política de Codó. Um dos destaques da festa, iniciada na quinta (12) e encerrada hoje (16), data da fundação da cidade, foi a solenidade de entrega de títulos de reconhecimento aos terreiros, comendas e premiação dos melhores de 2011 na produção cultural do município.

Na cerimônia, realizada no auditório da Escola Municipal Ananias Murad, a secretária Claudett Ribeiro foi homenageada com a Comenda Babaçu, pelos relevantes serviços prestados para a promoção da igualdade racial no Maranhão e, em especial, no município de Codó. “O mais gratificante desta noite foi testemunhar esse momento em que o poder público faz o reconhecimento às diversas manifestações culturais codoenses, a segmentos que por muito tempo ficaram excluídos e os mostra como algo significativo e vivo”, declarou Claudett Ribeiro.

Participaram da solenidade o prefeito de Codó, Zito Rolim; os secretários municipais Cláudio Paz (Saúde) e Eduardo Sousa (Cultura e Igualdade Racial); a gestora da Fundação Cultural Palmares - Representação Maranhão, Ana Amélia Mafra; a doutora em Antropologia Social, Maria de Lourdes Siqueira; e moradores.

Na noite, as comunidades de terreiro da região foram homenageadas com a entrega do Título de Reconhecimento, instituído pela Lei Municipal nº 15, a 65 casas de matriz africana. “Os títulos que estamos entregando hoje garantem aos povos de terreiro respeito, legitimidade social e reconhecimento da importância das tradições na preservação da cultura local. Os títulos asseguram também a participação dos terreiros em projetos de políticas públicas”, ressaltou o ex-secretário de Cultura e Igualdade Racial de Codó, Augusto Serra, que ficou 3 nos à frente da secretaria e deixou a pasta recentemente.

Para o pai de santo, Pedro César Santos, o Pedro de Oxum, a entrega dos certificados foi histórico na vida dos povos de terreiro de Codó. “É um momento impar para a nação de terreiro. Nós temos orgulho da nossa religiosidade, das nossas origens africanas. Temos cultura, riqueza e sabedoria”, disse Pedro de Oxum.

As comemorações do aniversário de Codó foram encerradas na noite desta segunda-feira (16) com shows culturais.

Compartilhe