Seir e Fundação Palmares renovam parceria para fortalecer política de igualdade racial

 Seir e Fundação Palmares renovam parceria para fortalecer política de igualdade racial

Com o objetivo de planejar estratégias de ações conjuntas voltadas para as comunidades afro-descentes do Maranhão, a secretária de Estado Extraordinária de Igualdade Racial, Claudett Ribeiro, se reuniu, na quinta-feira (19), com a gestora do Escritório da Fundação Cultural Palmares-Regional Maranhão, Ana Amélia Mafra.

Na pauta do encontro a renovação da parceria entre a Secretaria de Estado Extraordinária de Igualdade Racial (Seir) e Fundação Palmares-MA. De acordo com Ana Amélia Mafra, as ações que serão desenvolvidas em conjunto terão como foco a certificação de comunidades quilombolas, o mapeamento de comunidades de terreiro do estado e a valorização da cultura afro-brasileira. Ela acredita que essa parceria é fundamental para que as políticas públicas sejam efetivadas para o público ao qual estão voltadas.

“Nosso empenho maior é no sentido de atender às demandas dessas populações e fortalecer a política de igualdade racial. É importante termos a colaboração da Seir que é o órgão que dá orientações para as comunidades a respeito da documentação necessária para a certificação.”, ressaltou a representante da Fundação Palmares, Ana Amélia.

A reunião possibilitou que as instituições refletissem sobre os indicativos para formular o plano de trabalho para 2012. Entre eles, a secretária Claudett Ribeiro destacou a importância de realizar encontros regionais em comunidades quilombolas para formação política, discutir com as comunidades a importância da certificação e realizar o mapeamento das comunidades de terreiro de todo o estado.

Para viabilizar essas ações a Seir irá realizar inicialmente o levantamento de dados sobre essas comunidades para a partir daí traçar o plano de trabalho conjunto com a Fundação Palmares Regional Maranhão.

 

Fundação Palmares

O Maranhão é o 4º estado a receber a regional da Fundação Cultural Palmares. A instituição pública vinculada ao Ministério da Cultura tem a finalidade de promover e preservar a cultura afro-brasileira e chega ao estado para formular e implantar políticas públicas que potencializam a participação da população negra brasileira nos processos de desenvolvimento do Maranhão e do país.

A representação regional da Fundação Cultural Palmares no Maranhão foi criada em setembro de 2011 com sede nas dependências do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A unidade tem como objetivo atender às demandas da população quilombola, dos povos de religião de matriz africana e incentivar a cultura negra no estado.

 

 

Compartilhe