Senadores discutem qualificação profissional para beneficiados pelo Fies

Senadores discutem qualificação profissional para beneficiados pelo Fies

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) discute nesta terça-feira (18) um projeto de lei que propõe a oferta de bolsas de qualificação profissional para estudantes universitários. O benefício seria destinado a estudantes que participam do Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

A proposta é de autoria do senador Renan Calheiros (PMDB). No projeto as bolsas duram dois anos e são oferecidas a estudantes que não estejam inseridos no mercado de trabalho.

Além disso, os participantes do programa teriam 1% do saldo devedor do Fies abatido, todo mês. O financiamento das bolsas ficaria a cargo do governo federal que repassaria a verba para Estados e municípios. Estes poderiam aumentar o valor da bolsa deste que arcassem com os custos

Fies

Criado pelo governo federal em 1999, o programa oferece empréstimo parcial ou total para universitários pagarem as mensalidades de seus cursos, caso estudem em faculdades particulares. Para obter o benefício, é necessário estar matriculado em uma das cerca de 1.500 universidades cadastradas.

Além disso, é pré-requisito que a graduação tenha avaliação positiva pelo MEC (Ministério da Educação). O programa não vale para cursos a distância.

No sistema, é preciso informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e demais dados pedidos. O site permite fazer uma simulação do financiamento.

 

Do Portal R7 com Agência Estado 

Compartilhe