Senai vai capacitar 600 pessoas em Rosário, Santa Rita e Bacabeira para a Refinaria Premium I

Senai vai capacitar 600 pessoas em Rosário, Santa Rita e Bacabeira para a Refinaria Premium I

Com intuito de atender a demanda da população das cidades de Santa Rita, Pedreiras e Rosário na perspectiva de geração de empregos e renda, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) formará 600 profissionais na área de Construção Civil até agosto de 2012, para trabalhar nas obras da Refinaria Premium I.

O convênio, assinado na última quarta-feira (11) com a Petrobras, garante um investimento de R$ 726 mil destinados à implementação do Programa de Capacitação de Mão de Obra nos três municípios. Ele visa também o aproveitamento desses profissionais nas próximas fases da construção do empreendimento da Petrobras, em Bacabeira.

“Temos interesse em que as pessoas dos municípios do entorno façam parte do projeto”, frisou o gerente geral de Implantação da Refinaria Premium I da Petrobras, Fernando Fernandes Martinez no ato da assinatura.

Assinaram também o convênio, o gerente de Relacionamento Industrial, Michel Fabianski Campos, também da Petrobras; a diretora do Senai em exercício, Luciana Leão; e o vice-presidente da Fiema, Luiz Fernando Renner, que, no ato, representou o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves.

O convênio prevê a seleção de 200 pessoas em cada município para preencher as turmas de Armador de Ferragens, Carpinteiro de Formas e Pedreiro oferecidas pelo Senai Maranhão.

De acordo com o gerente Fernando Martinez, a intenção da Petrobras é ter essa mão de obra preparada até o meio do ano, quando finda o período chuvoso, e as obras de construção civil da Refinaria serão retomadas em um ritmo ainda mais acelerado.

“A partir de julho, finalizaremos a terraplanagem do terreno e começaremos obras como a de uma subestação de energia para atender ao projeto. O início da construção da Refinaria propriamente dita está marcado para começo de 2013”, disse Martinez.

Segundo ele, depois da conclusão da capacitação com o Senai, os trabalhadores sairão com um diploma reconhecido e que tem credibilidade no mercado, e estarão aptos a serem aproveitados nas próximas fases das obras de construção civil do empreendimento ainda em 2012 e também em 2013.

O convênio Senai/Petrobras garante ainda uma bolsa no valor de R$ 300,00, através do Prominp – Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural – para cada um dos 600 alunos capacitados pelo Senai nessa ação.

“Esperamos que esse seja apenas o primeiro de muitas outras parcerias a serem firmadas entre a Petrobras e o Sistema Indústria no Maranhão”, afirmou o vice-presidente da Fiema, Luiz Fernando Renner.
 

Compartilhe