SES mobiliza parceiros para a Campanha de Vacinação contra Influenza 2012

SES mobiliza parceiros para a Campanha de Vacinação contra Influenza 2012

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está sensibilizando e mobilizando órgãos e instituições para serem parceiros na Campanha de Vacinação contra Influenza 2012 - que começa no próximo dia 5 e vai até 25 de maio. O primeiro encontro para tratar do assunto foi realizado esta semana no auditório da Secretaria Adjunta de Vigilância em Saúde.

Este ano, a campanha tem como slogan “Proteger é Cuidar” e tem como prioridade vacinar as faixas etárias de crianças de seis meses a menores de 2 anos, idosos, gestantes e profissionais da saúde. “Queremos contar com o apoio e da dedicação de todos nesta campanha porque está comprovado que a maior estratégia que temos para controlar as doenças imunopreveníveis é a vacinação”, justificou a superintendente de Epidemiologia, Maria das Graças Lírio.

A coordenadora estadual de Imunização da SES, Maria Helena Carreiro Barros de Almeida, informou que a meta é vacinar 80% da população prioritária. "A nossa intenção é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, nos grupos prioritários elegíveis para receber a vacina".

Para a Campanha de Vacinação contra Influenza 2012 no Maranhão serão disponibilizados 1.794 postos de vacinação e um total de 8.406 pessoas envolvidas e 779 veículos.

A reunião contou com a presença de representantes dos departamentos de Atenção Primária em Saúde e Assistência a Rede da SES; Conselhos Regionais de Medicina (CRM), Enfermagem (COREN); Sesc; Sesi; municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar; Ufma, Cosems, coordenação das Regionais de Saúde, Famem, Conselho de Pediatria e Geriatria, Semcas, Conselho Estadual de Saúde; Funasa, Caise, Clínica Eldorado, Unite, Cassi, Sociedade de Puericultura e Pediatria e Geapi.

Doses

A vacina será disponibilizada em postos volantes instalados em locais de grande concentração de pessoas, assim como em postos fixos (unidades de saúde). Todas as crianças de 6 meses a menor de 2 anos que estão recebendo a vacina contra a influenza sazonal pela primeira vez devem receber 2 doses, sendo o intervalo mínimo de 21 dias, operacionalmente 30 dias. As crianças de 6 meses a menor de 9 anos que receberam uma ou duas doses da vacina contra a influenza sazonal em 2011, devem receber apenas 1 dose em 2012.

A vacina é indicada para a gestante em qualquer idade gestacional e também para: profissionais da atenção básica/estratégia saúde da família e agentes de endemias; Pronto atendimento, ambulatórios e leitos em clínica médica, pediatria, obstetrícia, pneumologia de hospitais de emergência e de referência para a influenza e unidades de terapia intensiva; médicos, equipes de enfermagem, recepcionistas, pessoal de limpeza, seguranças, motoristas de ambulâncias, equipes de laboratório responsáveis pelo diagnóstico e profissionais que atuam na vigilância epidemiológica e, ainda, controle sanitário de viajantes nos postos de entrada dos portos, aeroportos e fronteiras.

A vacinação dos povos indígenas será para toda a população.

Compartilhe