Sexta-feira 13: Saiba mais sobre essa data mísitica

Sexta-feira 13: Saiba mais sobre essa data mísitica

Hoje é Sexta-feira 13! Mitos e inúmeras superstições rondam essa data, que independente do mês, se torna marcante por se tratar do penúltimo dia da semana e do número “13”, conhecido por seu misticismo.

Vale ressaltar que a palavra superstição significa “Crença errônea; falsa idéia a respeito do sobrenatural”, logo, as manifestações são baseadas nas crenças de todo os tipos e aparecem como forma de tentar explicar coisas que acontecem e que são desconhecidas. Mas, como esse tema é bastante vasto, resolvemos nos deter apenas na origem e mistérios ligados à Sexta-feira 13.

Origem

Existem algumas explicações para a fama dessa data, as mais famosas mostram que a crença mística na Sexta-feira 13 se encontram difundidas em diferentes culturas espalhadas ao redor do mundo. Uma das mais conhecidas justificativas dessa maldição conta que Jesus Cristo foi perseguido por esta data. Antes de ser crucificado justamente em uma sexta-feira. Diz-se que o salvador das religiões cristãs celebrou uma ceia que, ao todo, contava com treze participantes.

Outra explicação sobre essa data remonta à consolidação do poder monárquico na França, especificamente quando o rei Felipe IV sentia-se ameaçado pelo poder e influência exercidos pela Igreja dentro de seu país. Para contornar a situação, tentou se filiar à prestigiada ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, que, por sua vez, recusou a entrada do monarca na corporação. Enfurecido, segundo relatos, teria ordenado a perseguição dos templários na sexta-feira, 13 de outubro de 1307.

No entanto, de acordo com os princípios da numerologia, o “13” (por meio da somatória de seus dígitos) é um numeral próximo ao número “4”, compreendido como um forte indício de boa sorte. Além disso, indianos, estadunidenses e mexicanos associam o número treze à felicidade e ao futuro próspero.

Na China, os rótulos místicos usados nos templos são quase todos encabeçados pelo número 13. Os mexicanos primitivos consideravam esse número como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois era essa a quantidade de estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.

Por fim, entre verdades e “verdades”, mitos e superstições, a Sexta-feira 13 continua sendo motivo de apreensão para muitos, incômodo para alguns, mas para outros apenas mais uma data onde se pode fazer uma piadinha maldosa e/ou jocosa.

 

Com informações do Brasil Escola e Universia

Compartilhe