TAA e Sebrae capacitarão profissionais na área das artes cênicas

TAA e Sebrae capacitarão profissionais na área das artes cênicas

O projeto “Pequena Companhia de Teatro - Empreendedorismo Sustentável nos 400 Anos de São Luís”, desenvolvido em parceria firmada entre o Teatro Arthur Azevedo (TAA) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), foi lançado nesta quarta-feira (11), no Sebrae - Jaracati. A ação é voltada para as artes cênicas, com a oferta de 14 cursos de qualificação profissional.

“É um projeto de capacitação nas áreas cênicas e técnicas que vão alimentar os espetáculos maranhenses, melhorando a qualidade do trabalho nos teatros e possibilitando mais renda”, declarou o diretor do Teatro Arthur Azevedo, Roberto Brandão.

De acordo com Brandão, a área técnica de produção teatral ainda é carente de profissionais capacitados. “Hoje, temos diversos teatros, mas não adianta ter o espaço físico e não dispor de pessoal qualificado. Com estes cursos toda uma cadeia produtiva será beneficiada e as perspectivas futuras devem fortalecer o setor”, destacou.

O projeto foi apresentado pela presidente do Sebrae-MA, Simone Macieira, explicando que a iniciativa está incluída no Projeto “Cultura Ativa”, desenvolvido pela instituição e que tem foco voltado para o empreendedorismo sustentável, tendo os 400 anos de São Luís como espaço para articulação e desenvolvimento de negócios culturais.

“Estamos trabalhando em diversas áreas, como gastronomia, artesanato, design, moda, cultura popular e artes cênicas. A proposta é de apresentar o resultado disso tudo num grande espetáculo, durante 12 dias de exposições, que vão acontecer em setembro”, revelou Simone Macieira.

Ela ressaltou a importância de contar com parcerias, entre as quais a do Ceprama, que vai disponibilizar o espaço para as exposições. “O Cultura Ativa tem uma proposta abrangente de atuação e vai apoiar capacitações específicas nas áreas de gestão e de mercado até 2014”, garantiu.

Para o ator maranhense, César Boaes, é importante a iniciativa do Sebrae e do Teatro Arthur Azevedo devido à carência de profissionais qualificados no setor. “Temos uma grande defasagem em relação a técnicos teatrais. No geral, os cursos são para iniciação teatral, mas não estão direcionados para a área técnica. Hoje, temos muitos executores, faltam criadores”, destacou Boaes, que já participou e é o coordenador das oficinas.

Cursos

O projeto “Pequena Companhia de Teatro - Empreendedorismo Sustentável nos 400 Anos de São Luís” oferecerá cursos. Na área de capacitação técnica, serão oferecidos os de iluminação cênica, cenotécnica, maquinaria e contra regra, técnico de áudio, produção cultural e receptivo cultural. Para o campo da capacitação artística serão ofertados cursos de dramaturgia, direção teatral, cenografia, coreografia, figurino, adereçaria cênica e maquiagem cênica.

Os interessados em participar devem se inscrever no período de segunda-feira (16) a quinta-feira (19), no próprio teatro (Rua do Sol, Centro), das 9h às 11h e das14h às 17h. Os cursos serão ministrados nas salas e palco do TAA e do Centro de Artes Cênicas do Estado do Maranhão (Cacem). A carga horária será de 80h/aula.

Os candidatos devem demonstrar aptidão para as áreas e devem passar por entrevistas. A estimativa é de que a aula inaugural aconteça dia 24 de abril, às 9h, no Teatro Arthur Azevedo.

Compartilhe