Tire suas dúvidas sobre a primeira consulta ginecológica

Tire suas dúvidas sobre a primeira consulta ginecológica

A primeira visita ao ginecologista costuma ser motivo de muita fantasia, medo e apreensão para as adolescentes.

O ideal é que a primeira consulta desta especialidade aconteça após o inicio da vida sexual ou quando existirem queixas do foro ginecológico.

Dentro de um consultório médico não á juízos de valor e tudo fica em segredo, mesmo que um médico conheça os pais. É fundamental que não se esconda nada para que ele possa diagnosticar com exatidão, tratar adequadamente algum problema que possa ter ou recomendar-te o método anticoncepcional mais adequado.

Há quem evite ir ao ginecologista porque tem vergonha de mostrar o corpo a um desconhecido. Muitas vezes as garotas preferem ir a uma médica em vez de um médico. Essa é uma escolha individual que não deve ser contrariada por ninguém.

Na realidade o ginecologista mal vê o corpo da paciente.

Nesta consulta você vai entender sobre as transformações que ocorrem durante o período da adolescência, entender como funciona seu corpo, aprender sobre métodos de anticoncepção e sobre o desenvolvimento do corpo.

Esta questão acaba sendo, às vezes, um tabu. Porém é tão simples seu objetivo e, uma vez que se torna claro o que acontece, desmitifica-se “a primeira consulta” e daí se faz do difícil, fácil e simples.
 

Compartilhe