Três mil litros de leite in natura são jogados fora em São Luís

Três mil litros de leite in natura são jogados fora em São Luís

Um total de três mil litros de leite foi parar no lixo na manhã desta quinta-feira (24), em São Luís. O motivo do desperdício foi a falta de documentação necessária para transporte do produto dentro da zona urbana, que fez com que a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) apreendesse o caminhão baú refrigerado que fazia o transporte dos 60 galões com 50 litros cada.

O caso aconteceu na madrugada desta quarta-feira (23) quando um caminhão baú foi abordado por fiscais da Aged. Segundo informações, foi dada a empresa que fazia o transporte do leite, a opção de retornar à fazenda de origem e dar ali o destino que melhor aprouver ao conteúdo dos galões. Antes que possa parecer complicado a compreensão do caso, há uma regra onde só é permitido o transporte de leite in natura (cru) em vias urbanas se o destino final deste for um laticínio credenciado, a fim de que ele passe por um processo de pasteurização. Como em São Luís não existe empresa alguma dessa porte, foi dada a recomendação de levar o produto de volta ao local onde ele fora extraído, o que infelizmente não aconteceu porque a transportadora contrada recebeu a orientação de não fazer o retorno.

Pode parecer um absurdo desperdiçar tantos litros de leite sem nenhuma justificativa realmente plausível, no entanto, de acordo com o responsável pela Unidade Veterinária Local (UVL), Marcelo Falcão, órgão habilitado a lidar com esse tipo de problema, os três mil litros de leite tiveram que ser estocados no pátio da Aged até quase 11h da manhã. Por não haver espaço suficiente e nenhum condicionamento refrigerado ali para comportar tantos galões, o produto começou a se estragar.

O destino final é mais lamentável ainda: o Aterro da Ribeira! Ainda segundo Falcão, será aplicada uma multa de R$ 1,00 por cada litro jogado fora à empresa transportadora. 

Compartilhe