Transplante de ovário pode adiar menopausa

Transplante de ovário pode adiar menopausa

De acordo com o Medical Daily pesquisadores acreditam ter encontrado uma maneira de atrasar a menopausa e preservar a fertilidade de mulheres para meses ou mesmo anos..

O procedimento, que consiste em remover partes do ovário, congelá-los e depois voltar a implantá-los em um momento posterior, levou a espontâneas gravidezes bem sucedidas em sobreviventes de câncer.

Anteriormente acreditava-se que os ovários poderiam durar de seis a nove meses congelados em armazenamento. No entanto, um caso na Itália até superou as expectativas, de acordo com o Medical Daily. Uma paciente de Turim tinha 21 anos quando começou os tratamentos de quimioterapia para o câncer.

Antes do tratamento, a paciente colheu um tecido do ovário cortical por laparoscopia, que foi então preservado por meio de congelamento lento e nitrogênio líquido.

A paciente sofreu falência ovariana após o tratamento, como os médicos esperavam, e sete anos depois, em 2010, ela solicitou a implantação. Em março de 2012, ela deu à luz um bebê saudável sem o uso de fertilização in vitro.

De acordo com o Medical Daily, há quem acredite que mais de 28 bebês foram concebidos de forma semelhante.

Fonte: FoxNews

Compartilhe