Trenó do Papai Noel é rastreado por radares e aviões de combate

Trenó do Papai Noel é rastreado por radares e aviões de combate

Todos os anos, desde 1955, uma ação diferente é praticada pelo Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad). Os funcionários e oficiais envolvidos com o clima natalino, dedicam o dia 24 de dezembro para monitorar a viagem do bom velhinho. Eles atendem chamadas, respondem e-mails e fornecem imagens "ao vivo" do Papai Noel. As informações, publicadas em 8 idiomas, são encontradas em vários meios, incluindo redes sociais.

Como tudo isso começou

A tradição de seguir os passos do Papai Noel começou em 1955, quando o então Comando Aéreo Continental (precursor do Norad) recebeu a chamada de um menino perguntando por "Santa Claus", nome dado ao "bom velhinho" no hemisfério norte.

Como parte de uma estratégia de mercado, um vendedor havia publicado em um jornal local um telefone para que as crianças pudessem conversar com o Papai Noel e saber a sua localização. Por um erro de impressão, o número publicado acabou sendo o do centro de comando.

"O comandante encarregado naquela noite reagiu rápido e deu ao menino a informação como se estivesse falando da parte do Papai Noel", afirmou o tenente canadense Alain Blondin em entrevista à BBC.

"O comandante instruiu à sua equipe que continuassem recebendo as chamadas durante a noite e respondessem as perguntas das crianças."

O Norad (uma aliança de defesa continental entre os Estados Unidos e o Canadá) continuou com a tarefa de "rastrear" o voo do trenó de Papai Noel desde que o centro foi formado, em 1958.

Os equipamentos utilizados

O comando utiliza os mesmos equipamentos das tarefas cotidianas, que vão desde satélites a radares baseados em terra e no mar. Os pilotos em aviões de combate "interceptam" o trenó e fornecem imagens que são compartilhadas no youtube na noite de natal.

Confira algumas imagens

Com informações da BBC Brasil

Compartilhe